PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O mundo gira aqui

DAAD abre inscrições para programa de auxílio a doutorandos

Foto do author Andrea Tissenbaum
Por Andrea Tissenbaum
Atualização:

Programa de auxílio para estadias de pesquisa na Alemanha | Foto: Sangga R R Selia, via Unsplash

Inscrições para o Programa de Auxílio para Estadias de Pesquisa na Alemanha, do DAAD, estão abertas. Bolsistas da Capes ou de uma FAP participante podem se candidatar.

PUBLICIDADE

O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, DAAD, acaba de lançar a segunda chamada de 2020 do programa de auxílio para estadias de pesquisa na Alemanha. A oportunidade é destinada a doutorandos brasileiros com bolsa no país.

Trata-se de um financiamento complementar à bolsa concedida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) ou por uma Fundação Estadual de Amparo à Pesquisa (FAP) participante do programa (vide lista abaixo).

O objetivo do programa é viabilizar a permanência de doutorandos brasileiros na Alemanha por até seis meses, sem interrupção da vigência da bolsa da agência brasileira. Os estudantes podem escolher entre universidades, institutos de pesquisa, laboratórios ou bibliotecas na Alemanha para realizar pesquisas específicas, relevantes para o desenvolvimento da tese de doutorado.

> No momento, 17 FAPs participam do programa de auxílio para doutorandos:

Publicidade

  1. FACEPE - Pernambuco
  2. FAPEAL - Alagoas
  3. FAPEAM - Amazonas
  4. FAPEAP - Amapá
  5. FAPEG - Goiás
  6. FAPEMA - Maranhão
  7. FAPEMIG - Minas Gerais
  8. FAPERGS - Rio Grande do Sul
  9. FAPERJ - Rio de Janeiro
  10. FAPERN - Rio Grande do Norte
  11. FAPES - Espírito Santo
  12. FAPESB - Bahia
  13. FAPESC - Santa Catarina
  14. FUNDECT - Mato Grosso do Sul
  15. FAPERO - Rondônia
  16. FAPT - Tocantins
  17. Fundação Araucária - Paraná

As candidaturas estão abertas até 15 de novembro para estadias de pesquisa entre 1 de maio de 2021 e 31 de janeiro de 2022.

Todos os detalhes sobre o auxílio, os requisitos e o processo de candidatura se encontram neste link e no edital do programa. Para mais informações, entre em contato através do e-mail auxilio@daad.org.br.

Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionais.Entre em contato: tissen@uol.com.br

Siga o Blog da Tissen no Fonte: DAAD

Publicidade

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.