PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O mundo gira aqui

Conferência internacional discute o futuro pós-Covid

Foto do author Andrea Tissenbaum
Por Andrea Tissenbaum
Atualização:

Conferência "Desirable Tomorrows" 2021 | Foto: Mohamed Nohassi, via Unsplash

Organizada pela UFRJ, "Desirable Tomorrows" reúne acadêmicos notáveis a partir de 29/04. Inscrições gratuitas. 

PUBLICIDADE

O novo coronavi?rus mudou nossa forma de viver e vem desafiando sistematicamente nossos cotidianos. Frente a essa nova realidade, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) reuniu alguns dos mais importantes pensadores do mundo para discutir, de forma crítica e abrangente, qual futuro nos espera. Quais amanhãs são desejados e possíveis nos anos pós Covid.

A Confere?ncia Internacional "Desirable Tomorrows", que acontecera? de forma virtual, sera? aberta, no dia 29 de abril, pela reitora da UFRJ, professora Denise Pires de Carvalho, e por Jerson Lima, presidente da Fundac?a?o de Apoio a? Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj).

O primeiro painel, debatera? as tende?ncias e desafios do mundo po?s-Covid, e tera? entre os participantes Jayati Ghosh, economista indiana que acaba de assinar um artigo na The Economist defendendo a quebra da patente de vacinas contra Covid. Pre?mio Nobel de Qui?mica, o sui?c?o Kurt Wu?thrich tambe?m também e? um dos palestrantes do evento. Ele ira? proferir a palestra magna em maio, quando sera?o realizados cinco paine?is. Em um deles, Miguel Centeno, da Universidade de Princeton, lembrara? que e? preciso ter resilie?ncia, pois na?o existe um "Planeta B".

O encontro internacional sera? encerrado no ini?cio de junho e contará com a participação da economista Mariana Mazzucato, considerada uma das mais influentes do mundo. Professora de Economia da Inovac?a?o na University College London e diretora-fundadora de um instituto de inovac?a?o na mesma instituic?a?o, ela enxerga na crise desencadeada pela pandemia a oportunidade de se repensar o capitalismo em busca de um futuro inovador e sustenta?vel, que funcione para todos.

Publicidade

As inscric?o?es são gratuitas e podem ser feitas AQUI.  

Ao longo da conferência, sera?o trazidos a? tona diversos temas, mostrando que o papel da pesquisa e do conhecimento cienti?fico sa?o cruciais para que sociedade e governos possam enfrentar a crise multidimensional que hoje ocorre. Entre as tende?ncias e desafios do mundo po?s-Sars Cov-2, a academia, junto da sociedade civil, ira? debater como construir um futuro mais sustenta?vel e equitativo, sempre indagando como a cie?ncia e a tecnologia podem contribuir para um futuro benigno, superando as ameac?as e riscos de colapso.

A ideia dos organizadores era realizar a confere?ncia, de modo presencial, em setembro do ano passado, quando a UFRJ celebrou seu centena?rio. Por conta da pandemia, o plano original teve que ser alterado, mas a proposta de mergulhar em uma reflexa?o sobre o futuro se manteve. Mais do que nunca, a missa?o da universidade pu?blica, patrimo?nio da sociedade, se mostra estrate?gica e crucial para combater o obscurantismo e promover conhecimento cienti?fico.

Organizada pelo Cole?gio Brasileiro de Altos Estudos (Fo?rum de Cie?ncia e Cultura - FCC) e pelo Programa de Internacionalizac?a?o (PRINT) da UFRJ - Pro?-Reitoria de Pesquisa e Po?s-Graduac?a?o, a Conferência Internacional "Desirable Tomorrows" sera? transmitida no YouTube do FCC com traduc?a?o simulta?nea.

>> Confira a programac?a?o:Painel 1: O Mundo Po?s-COVID: Tende?ncias e Desafios (29 de abril, a?s 10h30m)Painel 2: A Urge?ncia da Mudanc?a Social: Construindo um Futuro Sustenta?vel e Equitativo (3 de maio, a?s 11h, e 4 de maio, a?s 13h)Palestra Magna: Professor Kurt Wu?thrich (2002 Pre?mio Nobel de Qui?mica 2002) - 3 de maio a?s 14h30mPainel 3: Mudanc?a Clima?tica, Biodiversidade e a Governanc?a Ambiental - Desafios Globais e suas Implicac?o?es (11 de maio, a?s 9h30m e 11 de maio a?s 14h)Painel 4: Intelige?ncia Artificial e seu impacto na sociedade (18 de maio a?s 14h) Painel 5: Fronteiras da Biologia e da Medicina (25 de maio, a?s 10h e a?s 14h) Painel 6: Transic?a?o Energe?tica: Desafio para o Se?culo 21 (31 de maio a?s 10h)Painel de Encerramento: Daqui para Onde? Geopoli?tica, Poli?tica, Tecnologia, e Economia para o Mundo Po?s-Covid (7 de junho a?s 10h).

Publicidade

A i?ntegra dos paine?is pode ser encontrada AQUI.  

Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionais.Entre em contato: tissen@uol.com.br

Siga o Blog da Tissen no 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.