Foto do(a) blog

O mundo gira aqui

Comissão Fulbright Brasil e CAPES oferecem bolsas para Doutorado Pleno

PUBLICIDADE

Foto do author Andrea Tissenbaum
Por Andrea Tissenbaum
Atualização:

 Foto: Felicia Buitenwerf, via Unsplash

Inscrições até 31/03. Neste edital, o programa foca nas áreas de humanidades, sociais aplicadas, letras e artes nas principais universidades dos EUA.

PUBLICIDADE

A Comissão Fulbright e a Capes recebem, até 31 de março, inscrições para bolsas de doutorado pleno nos EUA nas principais universidades de pesquisa do país. Neste edital, o programa foca nas áreas de humanidades, sociais aplicadas, letras e artes. As inscrições podem ser feitas no site da Comissão Fulbright Brasil até 31 de março.

Esta iniciativa fomenta a formação de líderes que possam contribuir significativamente para a pesquisa no Brasil e no mundo, fortalece as áreas de conhecimento, proporciona maior visibilidade à produção científica brasileira e amplia o nível de colaboração entre pesquisadores brasileiros e internacionais.

> Confira as áreas elegíveis:

1. Ciências Sociais Aplicadas:- Administração Pública e de Empresas, Ciências Contábeis e Turismo- Arquitetura, Urbanismo e Design- Comunicação e Informação- Direito- Economia- Planejamento Urbano e Regional / Demografia- Serviço Social

Publicidade

2. Ciências Humanas:- Antropologia / Arqueologia- Ciência Política e Relações Internacionais- Educação- Filosofia- Geografia- História- Psicologia- Teologia- Sociologia

3. Linguística, Letras e Artes:- Artes / Música- Letras / Linguística

> O que é preciso para se inscrever:- Ter nacionalidade brasileira e não possuir nacionalidade norte-americana.- Residir no Brasil no momento da candidatura e durante todo o processo de seleção.- Ter diploma de bacharelado ou equivalente, com duração regular mínima de quatro anos.- Não ter cursado ou estar cursando doutorado ou ter título de doutor em qualquer área do conhecimento.- Não acumular bolsa ou benefício financeiro, de qualquer natureza, concedido por agência pública federal durante o período de vigência da bolsa pleiteada neste edital.- Possuir teste de proficiência TOEFL iBT com nota mínima 102, realizado após 1 de agosto de 2021.

* caso o candidato ainda vá realizar o teste TOEFL ou GRE (este não obrigatório), indicar os códigos TOEFL 7522 e código GRE 4438 (Fulbright Commission in Brazil) no formulário de teste.

>> Nos três primeiros anos do doutorado pleno nos EUA, o bolsista receberá os seguintes benefícios:- Taxas acadêmicas e administrativas, pagas diretamente pelo Programa à Universidade anfitriã- Auxílio de custo mensal variável, conforme o campus- Seguro saúde para o bolsista- Passagem aérea internacional de ida e volta entre o Brasil e os EUA, em classe econômica, desde que conclua o doutorado dentro do prazo de seis anos- Parcela única de Auxílio instalação no valor de US$ 1.300,00 (um mil e trezentos dólares americanos).

Publicidade

A partir do quarto ano até a conclusão do doutorado, que deve ocorrer até o sexto ano, a Universidade anfitriã assumirá todos os custos relativos às taxas acadêmicas e administrativas, auxílios mensais de subsistência e seguro saúde do bolsista.

Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionais.Entre em contato: tissenglobal@gmail.com

Siga o Blog da Tissen no Facebook e Twitter.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.