PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O mundo gira aqui

Candidaturas para pós-graduação na França

Foto do author Andrea Tissenbaum
Por Andrea Tissenbaum
Atualização:

Estudar na França | Imagem: Mapswire, CCO license  

As inscrições vão até 15/03. Candidatos concorrem automaticamente à isenção das taxas anuais, saiba como participar.

PUBLICIDADE

Interessados em fazer po?s-graduac?a?o na Franc?a em 2019-2020, ainda podem enviar suas candidaturas por meio do site Campus France Brasil, a age?ncia francesa para promoc?a?o do ensino superior. As inscrições estão abertas ate? 15 de marc?o.

Os dossie?s eletro?nicos devem conter informac?o?es sobre os percursos acade?mico e profissional dos candidatos, ale?m de sua carta de motivac?a?o, exames de proficie?ncia e outros anexos.

> Toulouse, a cidade de espírito universitário

A Franc?a e? o quarto pai?s mais procurado por estudantes internacionais. Todos os anos, mais de 300 mil alunos estrangeiros sa?o recebidos em universidades e outras instituic?o?es de ensino superior francesas.

Publicidade

Em novembro de 2018, o governo france?s anunciou uma se?rie de novas medidas que te?m como objetivo fomentar a ida de estudantes e pesquisadores internacionais a? Franc?a. Entre elas, esta? a criac?a?o de sistemas de recepc?a?o de estudantes internacionais dentro das universidades, a simplificac?a?o dos processos administrativos, o reajuste das taxas de instituic?o?es superiores pu?blicas e a ampliac?a?o de programas de bolsas de estudos.

> Estudar em Bordeaux, no sul da França

Vale dizer que com o visto de estudante de longa permane?ncia, e? possi?vel trabalhar na França por meio peri?odo. Alunos de instituic?o?es de ensino superior francesas também te?m acesso a restaurantes universita?rios, auxi?lio-moradia e planos especiais para transporte. Ale?m disso, os brasileiros que va?o para a Franc?a podem se candidatar a mais de 200 programas de bolsas de estudo.

Todos os candidatos tera?o duas chances de concorrer à isenção das taxas anuais, sem precisar realizar nenhum procedimento complementar. As bolsas sera?o concedidas pelas instituições de ensino de seu interesse ou pela Embaixada da Franc?a no Brasil.

> Estudar em Paris

Publicidade

Procedimento Campus France:

CONTiNUA APÓS PUBLICIDADE

O processo de candidatura via Campus France e? destinado exclusivamente a brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil que gostariam de estudar em uma instituição de ensino francesa - graduac?a?o e po?s-graduac?a?o - conectada à esta agência oficial do governo francês. Ale?m do registro dos cursos desejados e envio de documentos, o procedimento Campus France inclui uma taxa administrativa e uma entrevista presencial.

O Campus France Brasil oferece o servic?o de orientac?a?o gratuito por e-mail, Skype ou presencial, em seus cinco escrito?rios. Entre em contato com o escrito?rio responsa?vel pela sua regia?o para esclarecer suas du?vidas:Minas Gerais: belohorizonte@campusfrancebrasil.com.brRio de Janeiro e Espi?rito Santo: riodejaneiro@campusfrancebrasil.com.brRegia?o Nordeste: recife@campusfrancebrasil.com.brRegio?es Sul e estado de Sa?o Paulo: saopaulo@campusfrancebrasil.com.brRegia?o Centro-Oeste e Norte: brasilia@campusfrancebrasil.com.br

Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionaisEntre em contato: tissen@uol.com.br

Siga o Blog da Tissen no Facebook e Twitter.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.