PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O mundo gira aqui

Bolsas parciais para o segundo ano de mestrado na França

Foto do author Andrea Tissenbaum
Por Andrea Tissenbaum
Atualização:

Estudante em Paris | Foto: Steven Lasry, via Unsplash

Oferecidas pela embaixada da França no Brasil, estão disponíveis para todas as áreas de conhecimento. Inscrições até 30/06.

PUBLICIDADE

 A Embaixada da França no Brasil acaba de abrir as inscrições para a bolsa parcial voltada a brasileiros já admitidos no segundo ano do Master (M2) em uma instituição de ensino pública na França. A oportunidade é destinada a estudantes de todas as áreas do conhecimento, com a condição de não terem completado 40 anos de idade até o dia 1º de setembro de 2021.

As bolsas são válidas por um período de seis meses (1º de setembro de 2021 a 28 de fevereiro de 2022). Seu pagamento e a gestão dos benefícios serão administrados pela agência francesa Campus France Paris.

> Os contemplados contarão com os seguintes benefícios:- Status de bolsista do governo francês (BGF)- Isenção da taxa administrativa do processo pré-consular Campus France Brasil- Isenção da taxa de visto estudante junto ao Consulado da circunscrição- Isenção das taxas de inscrição para a formação do Master 2 em um estabelecimento público de ensino superior e pesquisa- Apoio financeiro no valor de 310 euros mensais durante os seis meses do auxílio- 700 euros em subsídio de treinamento por ano, com presença efetiva na França- Pagamento da cobertura da previdência social na França durante a estadia- Reembolso total ou parcial da "mutuelle étudiant" no valor de 22 euros por mês, desde a adesão e até o número de meses restantes do auxílio- Acesso a um catálogo de atividades culturais a preços preferenciais (exposições, shows, fins de semana e estadias culturais etc.)

OBS. Esta bolsa não cobre gastos com passagens aéreas ou eventuais despesas de mudança.

Publicidade

Por se tratar de um auxílio parcial, o estudante deverá ainda garantir e comprovar um financiamento complementar de, no mínimo, 390 euros por mês, oriundos de recursos pessoais ou de uma instituição brasileira ou francesa, pública ou privada. O benefício não pode ser combinado com outras bolsas do governo francês, como por exemplo a Bolsa Eiffel.

As candidaturas podem ser enviadas até o dia 30 de junho de 2021 às 23h59 (horário de Brasília), exclusivamente através deste link.

A lista completa de documentos exigidos a serem apresentados está descrita no edital que pode ser lido no site do Campus France Brasil.Todas as inscrições com documentação incompleta serão automaticamente desconsideradas

As bolsas serão concedidas sob os critérios de excelência acadêmica e consistência do curso escolhido com os objetivos profissionais do candidato. Os resultados serão divulgados no dia 9 de julho de 2021. Dúvidas podem ser enviadas por email: bolsasbienvenue@campusfrancebrasil.com.br.

Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionais.Entre em contato: tissen@uol.com.br

Publicidade

Siga o Blog da Tissen no *Fonte: Campus France Brasil

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.