PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O mundo gira aqui

Bolsas para mestrado, MBA, doutorado, pós-doc e pesquisa na Suíça

Foto do author Andrea Tissenbaum
Por Andrea Tissenbaum
Atualização:

Estudar na Suíça | Foto: Asoggetti, via Unsplash

As inscrições para diversas oportunidades oferecidas por universidades e pelo governo da Suíça estão abertas. Ainda dá tempo para você se candidatar!

PUBLICIDADE

Para quem está pensando, ou já está se preparando para estudar fora do Brasil em 2021, a Suíça está oferecendo algumas oportunidades imperdíveis. Sede de um dos sistemas de ensino superior de maior prestígio da Europa, a Suíça, além de linda, é um verdadeiro caldeirão cultural. Quatro idiomas oficiais são falados neste país que consistentemente desponta como liderança em qualidade de vida. Confira!

> Bolsas de Excelência do Governo SuíçoConcedidas anualmente pela Confederação Suíça, as Swiss Excelence Government Scholarships promovem o intercâmbio internacional e a cooperação em pesquisa entre a Suíça e mais de 180 outros países. A bolsa de pesquisa está disponível para estudantes de pós-graduação em qualquer disciplina que desejam ir para a Suíça para realizar pesquisas ou estudos adicionais em nível de doutorado ou pós-doutorado. As instituições anfitriãs são as 10 universidades cantonais suíças, os dois institutos federais suíços de tecnologia ou institutos públicos de ensino e pesquisa.

As inscrições para as bolsas de Doutorado, pós-doc e pesquisa vão até 30 de outubro. Os detalhes e exigências de cada uma delas podem ser encontrados no documento "Brazil", neste LINK. Saiba mais AQUI.  

> Bolsas para mestrado na Universidade de Lausanne A Universidade de Lausanne, na Suíça, oferece bolsas de estudo para estudantes internacionais que desejam fazer um mestrado. O valor da bolsa é de CHF 1.600 mensais pelo período do curso escolhido. As candidaturas para 2021 devem ser feitas até o dia 1 de novembro. O pedido de bolsa de mestrado também serve como um pedido de admissão ao mestrado escolhido. Saiba mais AQUI.

Publicidade

> ETH Excellence ScholarshipsO Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, apoia excelentes alunos que desejam fazer um mestrado na ETH por meio de dois programas de bolsas:- Bolsas de Estudo e Oportunidades de Excelência (ESOP): apoia os alunos com uma bolsa de estudos, orientação e a rede da Fundação ETH. A bolsa cobre os custos dos estudos e de vida durante o curso de mestrado.- Bolsa ETH-D: consiste em um apoio financeiro parcial para despesas de moradia e estudo e isenção de taxa de matrícula. O departamento onde o aluno vai estudar pode oferecer adicionalmente uma bolsa semestral ou uma bolsa de assistente de pesquisa.

As candidaturas para 2021/2022 abrem em 15 de novembro e encerram em 15 de dezembro. Para ser considerado a uma bolsa na ETH Zurich, você deve se candidatar e ser aceito em um programa de mestrado da instituição de ensino. Saiba mais AQUI.

> EPFL Excellence FellowshipsA École Polytechnique Federale de Lausanne (EPFL) oferece um número limitado de bolsas de estudo de mestrado para estudantes com histórico acadêmico de excelência. A bolsa consiste em CHF 16.000 por ano letivo e a reserva de um quarto em acomodação para estudantes.Interessados devem se inscrever por meio do mesmo formulário online para candidatura a um programa de mestrado até 15 de dezembro. Saiba mais AQUI

Graduate Institute Geneva Scholarships O Instituto se esforça para apoiar seus alunos ao longo da duração de seus estudos, na medida de sua capacidade. Isso é feito por meio de auxílios financeiros e empregos remunerados (estágios de ensino, estágios de pesquisa e cargos administrativos). Em 2019, quase metade dos alunos do Graduate Institute Geneva recebeu apoio financeiro direto ou indireto do Instituto.O auxílio financeiro pode acontecer das seguintes formas: bolsa integral de 20 mil CHF, bolsa parcial de 10 mil CHF 10,000 ou bolsa de mérito acadêmico que pode ser associada a um cargo de assistente de pesquisa.As datas de candidatura variam de acordo com as bolsas oferecidas. Saiba mais AQUI

Bolsas para MBAO Institute for Management Development, IMD, oferece vários programas de bolsas de estudos para estudantes internacionais de diferentes países e origens. A instituição está empenhada em promover o crescimento da diversidade por meio de suas bolsas de MBA baseadas no mérito e na necessidade, concedidas a candidatos que se inscreveram e aceitaram uma oferta para ingressar em seu programa.Isso inclui uma bolsa integral e quatro bolsas de 80%. Na atual turma de MBA, 63% das participantes mulheres receberam uma bolsa de estudos.As inscrições vão até 1 de fevereiro. Saiba mais AQUI

Publicidade

Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionais.Entre em contato: tissen@uol.com.br

Siga o Blog da Tissen no 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.