PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O mundo gira aqui

Bolsas para mestrado em Políticas Públicas e Boa Governança na Alemanha

Foto do author Andrea Tissenbaum
Por Andrea Tissenbaum
Atualização:

Universität Potsdam | Foto: Duempel, via Wikimedia Commons

As inscrições para o Programa Helmut Schmidt vão até 31/07. Live gratuita com Miguel Flores Tran, do DAAD Brasil, acontece em 11/06.

PUBLICIDADE

As inscrições para o Programa Helmut Schmidt, por meio do qual o DAAD concede bolsas para oito cursos de mestrado na área de Políticas Públicas e Boa Governança na Alemanha, estão abertas até 31 de julho.

Nesta edição, as bolsas são destinadas a jovens formados em Ciências Sociais, Ciências Políticas, Direito, Administração Pública, Economia ou áreas afins, com forte engajamento social e político. O principal objetivo do programa é a formação de líderes e profissionais que, ao retornarem para seus países de origem, contribuam para o aperfeiçoamento democrático da gestão pública.

> Conheça a história da brasileira Zena Mouawad, ex-bolsista do programa.

As bolsas do DAAD destinam-se exclusivamente aos cursos que terão início em setembro/outubro de 2021. Candidatos podem escolher cursos em inglês ou em alemão oferecidos por oito instituições de ensino:

Publicidade

- Willy Brandt School of Public Policy at the University of Erfurt  - Master of Public Policy (MPP) (curso em inglês, quatro semestres)- Hochschule Bonn-Rhein-Sieg - Analysis and Design of Social Protection Systems (curso em inglês, quatro semestres)- Universität Duisburg-Essen - Master of Development and Governance (curso em inglês, dois semestres)- Universität Magdeburg - Peace and Conflict Studies (curso em inglês, quatro semestres)- Hochschule Osnabrück - Management in Non-Profit Organisations (curso em alemão, quatro semestres)- Universität Passau - Development Studies (curso em inglês, quatro semestres)- Universität Passau - Master of Governance and Public Policy (curso em inglês e alemão, quatro semestres)- Universität PotsdamMaster of Public Management (MPM) (curso em inglês, dois semestres)

> Requisitos para participação:

- Graduação na área concluída até o momento da candidatura- Excelente desempenho acadêmico- Engajamento social e político- Detalhamento da motivação pessoal e profissional para o projeto de estudos na Alemanha e do benefício esperado ao retornar para o país de origem o- Bom conhecimento de inglês ou alemão

No momento da inscrição, os candidatos não podem estar residindo há mais de 15 meses na Alemanha. O último título acadêmico (graduação) não pode ter sido obtido há mais de seis anos. Cada curso tem requisitos específicos que devem ser verificados e preenchidos pelos candidatos.

Estudantes selecionados ganham uma bolsa mensal no valor de 850 euros, auxílio para passagem aérea de 1.575 euros, seguro-saúde e curso preparatório de alemão de seis meses na Alemanha.

Publicidade

As inscrições devem ser enviadas diretamente para as universidades escolhidas. É possível se candidatar a até dois cursos.

Assista a LIVE sobre o programa Helmut Schmidt com Miguel Flores Tran, do DAAD Brasil,  no dia 11 de junho às 19h30.

Detalhes sobre benefícios, requisitos e documentação para inscrição podem ser conferidos no site do DAADneste documento, em português. Caso tenha dúvidas, consulte o FAQ do site do DAAD ou mande um e-mail para aufbau@daad.org.br.

Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionais.Entre em contato: tissen@uol.com.br

 Siga o Blog da Tissen no 

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.