Andrea Tissenbaum
07 de novembro de 2017 | 11h31
O programa John S. Knight Fellowships apoia jornalistas de diversas partes do mundo envolvidos na busca de soluções para os problemas mais urgentes enfrentados pelo jornalismo atual. Inovação, empreendedorismo e liderança na profissão são as bases do trabalho da fundação John S. Knight, que busca melhorar a qualidade das notícias e da informação ao público.
As inscrições estão abertas para o processo seletivo e vinte novos fellows serão selecionados para a turma de 2018. De setembro de 2018 a junho de 2019, estes bolsistas participarão de projetos individuais e coletivos na universidade de Stanford. Assistirão aulas, participarão de workshops especiais e eventos semanais, e ampliarão suas redes de relacionamento profissional. Além disso poderão explorar os inúmeros recursos e benefícios oferecidos no campus da universidade de Stanford e no Vale do Silício.
>> Quem pode participar?
– Jornalistas com pelo menos cinco anos de experiência profissional
– Jornalistas com menos experiência profissional, mas que apresentem excelente currículo e um histórico de realizações excepcionais
– Jornalistas empregados por uma organização de notícias
– Freelancers
– Empresários e inovadores do jornalismo
– Executivos de gestão e negócios do jornalismo
Os bolsistas receberão um subsídio no valor de US $ 75.000, seguro de saúde, isenção das mensalidades da universidade de Stanford e apoio financeiro adicional para filhos. Parceiros e cônjuges também têm acesso a benefícios do programa. Saiba mais AQUI.
As inscrições devem ser feitas até 4 de dezembro.
Além de preencher o formulário online, candidatos devem propor projetos – em formato de pergunta – que se encaixem em um dos quatro temas foco deste programa:
– Desafiando a desinformação e a informação incorreta
– Tornando os poderosos responsáveis
– Fortalecimento das notícias locais e erradicação dos desertos de notícias
– Combate ao preconceito (bias), intolerância e injustiça
Ao preparar o tema do seu projeto, questões como engajamento de audiência, big data, novos modelos de negócio e o uso de diversos tipos de tecnologia, devem ser exploradas.
>> Dicas importantes: Antes de enviar seu projeto, peça a outras pessoas que analisem sua proposta, dê a elas tempo suficiente para que possam oferecer a você um feedback significativo. Leia atentamente o website do programa. Reserve tempo para trabalhar na sua candidatura. Peça suas cartas de recomendação o mais rapidamente possível – você precisará de três cartas profissionais que serão enviadas diretamente pelas pessoas escolhidas.
> Confira todos benefícios e expectativas de ser um John S. Knight Fellow AQUI.
> Conheça alguns dos John S. Knight Fellows AQUI.
Inscreva-se até 4 de dezembro AQUI.
Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionais.
Entre em contato: tissen@uol.com.br
Siga o Blog da Tissen no Facebook, Twitter e Instagram.
Fonte: John S. Knight Journalism Fellowships at Stanford
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.