Andrea Tissenbaum
08 de agosto de 2019 | 08h34
Bolsas para jovens jornalistas são raríssimas, especialmente quando oferecem uma experiência profissional em uma redação no exterior, como o Internationale Journalisten-Programme – IJP.
Fundado em 1981 por jornalistas alemães, o IJP é uma organização independente que se dedica a apoiar jovens profissionais talentosos e a promover o intercâmbio de ideias entre a Alemanha e outros países. Desde 1997, oferece anualmente uma bolsa de intercâmbio entre a Alemanha e a América Latina.
Durante um estágio não remunerado de dois meses em um veículo de comunicação alemão, jornalistas latino-americanos se familiarizam com a realidade política e econômica da Alemanha, e conhecer um pouco mais sobre a cultura e mentalidade local. E o trabalho diário em uma redação, assegura o contato com jornalistas alemães, a criação de laços profissionais e de amizade, e a participação em uma extensa rede de ex-bolsistas do IJP.
O programa começa no final de fevereiro de 2020, com um seminário introdutório em Berlim, no qual também estarão presentes os bolsistas alemães. Na sequência, os participantes latino-americanos começam a trabalhar nas respectivas redações-anfitriãs na Alemanha. No final de março, o Instituto Goethe organiza uma viagem de uma semana por algumas cidades alemãs. A despedida acontece no último fim de semana de abril de 2020.
O IJP é direcionado a jornalistas profissionais com idade entre 25 e 38 anos e bom conhecimento da língua alemã. Em casos excepcionais, fluência em inglês e espanhol podem ser suficientes. Estudantes não podem participar.
Candidatos devem estar trabalhando no Brasil, em tempo integral, como jornalistas ou colaboradores em um veículo de comunicação: jornal, revista, televisão, rádio ou online. Profissionais de redações de empresas públicas de comunicação podem participar. No entanto, o programa não permite a inscrição de profissionais atuantes no serviço público ou em agências de relações públicas (como assessorias de imprensa).
A bolsa de 3.600 euros deve cobrir todas as despesas dos jornalistas selecionados, incluindo viagens, acomodação e alimentação na Alemanha. O IJP não se responsabiliza por gastos extras, então é bom levar uma reserva. Os custos de hospedagem durante o seminário de introdução serão cobertos pela organização do programa.
Interessados devem enviar suas candidaturas completas em um único documento em PDF para o e-mail pr-100@saop.diplo.de até o dia 16 de setembro de 2019.
>> Documentos a serem apresentados na inscrição:
O resultado será anunciado aos bolsistas selecionados até começo de novembro. Candidatos que não receberem a bolsa serão informados até o começo de dezembro.
Conheça todos os detalhes do Internationale Journalisten-Programme – IJP AQUI.
Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionais.
Entre em contato: tissen@uol.com.br
Siga o Blog da Tissen no Instagram, Facebook e Twitter.
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.