Foto do(a) blog

O mundo gira aqui

Bolsas para graduação, mestrado e MBA na Holanda

PUBLICIDADE

Foto do author Andrea Tissenbaum
Por Andrea Tissenbaum
Atualização:

Orange Tulip Scholarship 2020-2021 | Foto: Owen Williams, via Unsplash

As inscrições para o programa Orange Tulip Scholarship - OTS, voltado exclusivamente a estudantes brasileiros, estão abertas!

PUBLICIDADE

Criado em 2012 pelo Nuffic Neso Brazil, o programa Orange Tulip Scholarship Brazil - OTS, é voltado exclusivamente a estudantes brasileiros que apresentam excelente desempenho acadêmico ao longo de suas trajetórias.

Nesta edição, o OTS está oferecendo mais de 80 bolsas integrais ou parciais para cursos de bacharelado completo, último ano da graduação, MBA e mestrado.

As bolsas são para cursos nas áreas de Artes, Ciências Biológicas e Saúde, Exatas, Tecnológicas e Humanas, lecionados em inglês por 27 instituições de ensino participantes, e cobrem o valor total ou parcial da anuidade. Em alguns casos, podem oferecer ainda a cobertura de outros gastos, como visto e seguro de saúde. Os custos de moradia e alimentação, passagens aéreas e materiais relacionados aos estudos, são de responsabilidade do estudante.

> Requisitos para candidatura ao programa Orange Tulip Scholarship Brazil:- Ter cidadania brasileira (candidaturas feitas com cidadania europeia não serão consideradas válidas)- Demonstrar excelente desempenho acadêmico- Não estar atualmente estudando ou trabalhando na Holanda- Ter fluência escrita e oral em inglês (certificado de proficiência será exigido)- Estar atualmente no processo de admissão ou já ter sido admitido em uma instituição de ensino superior holandesa participantes do programa- Ter concluído o ensino médio ou a graduação. Se você já concluiu seus estudos e está aguardando a emissão do diploma, poderá apresentar uma carta (em inglês) escrita por autoridade competente da instituição de ensino brasileira, comprovando que o diploma está em processo de emissão e mencionando a data em que será entregue. Se ainda está estudando, deverá apresentar uma cópia autenticada do documento que certifique sua matrícula no último semestre acadêmico (ex.: histórico escolar) e uma carta (em inglês) escrita por autoridade competente da instituição de ensino brasileira, comprovando que você está terminando seus estudos. A carta deverá mencionar a data de conclusão do curso. O diploma deverá ser apresentado assim que obtido.

Publicidade

> Documentos geralmente necessários para candidaturas aos cursos:- Tradução juramentada para a língua inglesa do diploma e histórico escolar/acadêmico do grau anterior ao pretendido- Exame de proficiência em inglês: TOEFL iBT ou IELTS acadêmico- Currículo em inglês- Carta de motivação em inglês- Cartas de recomendação: para mestrados e MBAs é preciso verificar no detalhamento da bolsa de seu interesse a quantidade de recomendações requeridas- Cópia autenticada do passaporte: página com dados pessoais: nome, data e local de nascimento, e data de validade

OBS - 1: Como as universidades participantes podem ter diferentes critérios de seleção, é importante que você confira diretamente com a instituição de ensino quais os documentos exigidos por cada programa.

OBS - 2: Fique atento ao prazo de inscrição estabelecido pela universidade para a qual está se candidatando e finalize o processo de admissão para o Orange Tulip Scholarship até a data limite definida pela instituição.

>> Universidades participantes do programa Orange Tulip Scholarship Brazil 2020-2021 e prazos para inscrição:

Prazo para inscrição: 1º de fevereiro de 2020

Publicidade

  1. VU - Vrije Universiteit Amsterdam

Prazo para inscrição: 1º de março de 2020

  1. Radboud University Nijmegen
  2. Rotterdam School of Management (RSM)
  3. University of Groningen & University of Medical Center Groningen

Prazo para inscrição: 1º de abril de 2020

  1. Amsterdam University of the Arts - Academy of Theatre and Dance
  2. Avans University of Applied Sciences
  3. Breda University of Applied Sciences
  4. Fontys University of Applied Sciences
  5. HAN University of Applied Sciences
  6. Hanze University of Applied Sciences (MIBM/MBA)
  7. Institute for Housing and Urban Development Studies (IHS) of Erasmus University Rotterdam 
  8. Institute of Social Studies (ISS) of Erasmus University Rotterdam
  9. Maastricht School of Management
  10. Maastricht University
  11. Saxion University of Applied Sciences
  12. The Hague University of Applied Sciences
  13. Tilburg University
  14. TIAS Business School
  15. Tio University of Applied Sciences
  16. University of Amsterdam - Business School (MBA)
  17. University of Amsterdam - Business School (MIF)
  18. University of Amsterdam - Graduate School of Social Sciences
  19. University of Groningen - Faculty of the Arts
  20. Wageningen University & Research
  21. Wittenborg University of Applied Sciences

Publicidade

Prazo para inscrição: 1º de abril/maio de 2020 (cursos diferentes com datas diferentes)

  1. Nyenrode Business University

Prazo para inscrição: 1º de maio de 2020

  1. University of Twente

Em caso de dúvidas, confira a sessão de perguntas frequentes, ou entre em contato pelo e-mail ots@nesobrazil.org. Confira todos os detalhes do programa Orange Tulip Scholarships AQUI.

Publicidade

Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionaisEntre em contato: tissen@uol.com.br

Siga o Blog da Tissen no 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.