Andrea Tissenbaum
10 de julho de 2019 | 10h20
As inscrições para o Hochschulwinterkurs, curso de inverno de língua e cultura alemã, estão abertas até 15 de agosto. O programa do DAAD, concede bolsas para estudantes brasileiros interessados em aprofundar seus conhecimentos no idioma alemão. O Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, DAAD, é uma organização promotora de intercâmbios acadêmicos e científicos. Além de representar 231 universidades e instituições de ensino superior alemãs, é uma das maiores organizações mundiais de financiamento de mobilidade científica.
Bolsistas selecionados fazem um curso com duração de seis semanas, em uma universidade na Alemanha, com aulas de alemão e cultura do país. O programa será realizado nos meses de janeiro e fevereiro de 2020.
Para se candidatar é preciso estar matriculado em uma instituição de ensino superior no Brasil como estudante de graduação, mestrado stricto sensu ou doutorado, com coeficiente de rendimento (CR) acadêmico igual ou superior a 8,0 ou grau equivalente (no caso de cursos na área de Engenharia, CR igual ou superior a 7,5 ou grau equivalente).
Candidatos não podem ter se formado antes de março de 2020 e os alunos de graduação devem ter concluído pelo menos quatro semestres do curso universitário até o final de dezembro de 2019. Outro requisito é ter, pelo menos, nível B1 em alemão, comprovado por teste onSET.
O Winterkurs é promovido em cooperação com as seguintes universidades alemãs, nas cidades de:
Além de seguro-saúde, bolsistas selecionados receberão 1.875 euros e auxílio para passagens aéreas no valor de 1.575 euros.
Para conhecer mais detalhadamente os critérios de seleção, pré-requisitos e benefícios do Winterkurs, confira a página do programa no site do DAAD (informações em alemão e inglês) ou Documento
Em caso de dúvidas, consulte a Documento
Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionais.
Entre em contato: tissen@uol.com.br
Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.