PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O mundo gira aqui

Bolsas Fulbright para programa de aperfeiçoamento de professores de inglês nos EUA

Foto do author Andrea Tissenbaum
Por Andrea Tissenbaum
Atualização:

 Foto: G0h4r, via Wikimedia Commons

Curso tem duração de um semestre e é destinado a professores de inglês do ensino médio de seis estados da rede pública brasileira.

PUBLICIDADE

A Comissão Fulbright Brasil, em conjunto com seis Secretarias Estaduais de Educação, está selecionando professores de inglês do ensino médio da rede pública para o Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Fulbright Distinguished Awards in Teaching Program for International Teachers - DAI).

O Programa DAI 2021 - 2022, com duração de um semestre acadêmico em uma universidade americana, inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança, e também no uso de tecnologias em educação. Durante um estágio supervisionado em uma escola de ensino médio nos EUA, participantes poderão praticar seus novos conhecimentos e interagir com colegas de profissão e alunos estaduonidenses.

O DAI acontecerá entre os meses de agosto a dezembro de 2022.  As inscrições podem ser feitas pelos e-mails das Secretarias Estaduais de Educação dos seguintes estados:

- Amazonas- Amapá- Goiás- Maranhão- Mato Grosso do Sul- Sergipe

Publicidade

Após a seleção estadual, a Seduc fica responsável de encaminhar os candidatos selecionados para a etapa nacional do processo, até o dia 26 de abril de 2021.

> Requisitos para candidatura:- Ser professor de inglês do Ensino Médio na rede pública, Estadual ou Municipal- Despender atualmente de 50% do tempo de sua carga de trabalho em sala de aula lecionando Língua Inglesa no Ensino Médio- Possuir, no mínimo, Bacharelado ou Licenciatura em Inglês com conclusão após 31 de dezembro de 2008- Ter, no mínimo, cinco anos de experiência comprovada em sala de aula- Demonstrar compromisso de continuar lecionando na rede pública após a participação no programa DAI- Demonstrar compromisso com o ensino de inglês- Ter pouca ou nenhuma experiência acadêmica e/ou profissional no exterior- Ter fluência oral e escrita em inglês e apresentar comprovante de proficiência em língua inglesa- Ser cidadão brasileiro e não ter nacionalidade americana

> Por que meu Estado não está na lista?Sem a parceria das Secretarias Estaduais de Educação, na primeira etapa de seleção, o programa não é viável. Caso seu Estado não esteja na lista dos participantes, entre em contato com a Secretaria de Educação da sua região e manifeste seu interesse. As Secretarias de Educação interessadas deverão enviar, até 15 de março mensagem para o CONSED, com cópia para fulbrightdai@fulbright.org.br confirmando a adesão ao programa e indicando o coordenador do programa Fulbright DAI na Secretaria, com nome, cargo, e-mail e telefone de contato.

Saiba mais AQUI.

Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionais.Entre em contato: tissen@uol.com.br

Publicidade

Siga o Blog da Tissen no Fonte: Comissão Fulbright Brasil

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.