Bolsas Fulbright para programa de aperfeiçoamento de professores de inglês nos EUA

Bolsas Fulbright para programa de aperfeiçoamento de professores de inglês nos EUA

Andrea Tissenbaum

13 de março de 2021 | 09h53

Foto: G0h4r, via Wikimedia Commons

Foto: G0h4r, via Wikimedia Commons

Curso tem duração de um semestre e é destinado a professores de inglês do ensino médio de seis estados da rede pública brasileira.

A Comissão Fulbright Brasil, em conjunto com seis Secretarias Estaduais de Educação, está selecionando professores de inglês do ensino médio da rede pública para o Programa de Aperfeiçoamento para Professores de Língua Inglesa (Fulbright Distinguished Awards in Teaching Program for International Teachers – DAI).

O Programa DAI 2021 – 2022, com duração de um semestre acadêmico em uma universidade americana, inclui aulas e treinamento intensivo em metodologias de ensino, planejamento de aula, estratégias de ensino, liderança, e também no uso de tecnologias em educação. Durante um estágio supervisionado em uma escola de ensino médio nos EUA, participantes poderão praticar seus novos conhecimentos e interagir com colegas de profissão e alunos estaduonidenses.

O DAI acontecerá entre os meses de agosto a dezembro de 2022.  As inscrições podem ser feitas pelos e-mails das Secretarias Estaduais de Educação dos seguintes estados:

Amazonas
Amapá
Goiás
Maranhão
Mato Grosso do Sul
Sergipe

Após a seleção estadual, a Seduc fica responsável de encaminhar os candidatos selecionados para a etapa nacional do processo, até o dia 26 de abril de 2021.

> Requisitos para candidatura:
– Ser professor de inglês do Ensino Médio na rede pública, Estadual ou Municipal
– Despender atualmente de 50% do tempo de sua carga de trabalho em sala de aula lecionando Língua Inglesa no Ensino Médio
– Possuir, no mínimo, Bacharelado ou Licenciatura em Inglês com conclusão após 31 de dezembro de 2008
– Ter, no mínimo, cinco anos de experiência comprovada em sala de aula
– Demonstrar compromisso de continuar lecionando na rede pública após a participação no programa DAI
– Demonstrar compromisso com o ensino de inglês
– Ter pouca ou nenhuma experiência acadêmica e/ou profissional no exterior
– Ter fluência oral e escrita em inglês e apresentar comprovante de proficiência em língua inglesa
– Ser cidadão brasileiro e não ter nacionalidade americana

> Por que meu Estado não está na lista?
Sem a parceria das Secretarias Estaduais de Educação, na primeira etapa de seleção, o programa não é viável. Caso seu Estado não esteja na lista dos participantes, entre em contato com a Secretaria de Educação da sua região e manifeste seu interesse. As Secretarias de Educação interessadas deverão enviar, até 15 de março mensagem para o CONSED, com cópia para fulbrightdai@fulbright.org.br confirmando a adesão ao programa e indicando o coordenador do programa Fulbright DAI na Secretaria, com nome, cargo, e-mail e telefone de contato.

Saiba mais AQUI.

Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionais.
Entre em contato: tissen@uol.com.br

Siga o Blog da Tissen no FacebookTwitter e Instagram.

Fonte: Comissão Fulbright Brasil

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.