Foto do(a) blog

O mundo gira aqui

Bolsas de estudo para brasileiros na Alemanha

PUBLICIDADE

Foto do author Andrea Tissenbaum
Por Andrea Tissenbaum
Atualização:

Bolsas para brasileiros na Alemanha | Berlim | Foto: Pixabay, CCO license

As inscrições para as German Chancellor Fellowships for prospective leaders from Brazil estão abertas. Dez jovens lideres brasileiros serão selecionados!

PUBLICIDADE

Iniciativa da Fundação Alexander von Humboldt (AvH), o programa German Chancellor Fellowships têm como objetivo proporcionar a 10 jovens líderes brasileiros a oportunidade de aperfeiçoarem seus talentos na Alemanha. Oferecido desde 2013, incentiva o intercâmbio multicultural, a capacitação e o desenvolvimento profissional de seus bolsistas.

German Chancellor Fellowship contempla várias áreas do conhecimento como política, economia, mídia, administração e cultura. Anualmente 50 jovens líderes de cinco países têm a oportunidade de colocar em prática seus projetos, patrocinados pela Alemanha. Além disso, a iniciativa possibilita que apresentem seus resultados pessoalmente à Chanceler alemã Angela Merkel.

A brasileira Giovanna Zeny, bolsista do programa, conta sua experiência. "Além de ampliar meus horizontes de conhecimento, participar da German Chancellor Fellowship possibilitou-me a oportunidade de interagir, compartilhar conhecimentos, práticas e experiências com profissionais das mais diversas áreas e de diferentes partes do mundo. Para quem quer ter uma experiência única como essa, o primeiro passo, e um dos mais importantes, é encontrar uma instituição anfitriã disposta a auxiliar na execução do projeto. Eu optei pela Universidade de Ciências Aplicadas de Münster, pois lá encontrei um orientador, o Prof. Dr. Klaus Rother, que é especialista no meu tema de interesse". No início de 2016 fui chamada, junto com outros 15 brasileiros, para uma avaliação pessoal em Bonn, na Alemanha. Com certeza, a etapa mais desafiadora. Após três dias de entrevistas individuais, dinâmicas de grupo e apresentações de nossos projetos para uma banca examinadora, 10 candidatos brasileiros foram escolhidos para receber a bolsa. Em agosto de 2016, iniciei a jornada como German Chancellor Fellow, ou BUKA, como costumam nos chamar". Giovanna participará dos encontros informativos em São Paulo e Curitiba.

A ajuda mensal para os bolsistas aprovados varia entre 2.150 e 2.750 euros, dependendo das qualificações apresentadas. Cursos adicionais de alemão, apoio para a família e despesas com viagem também estão previstos pela bolsa.

Publicidade

Candidatos interessados devem ter formação superior completa e fluência em inglês ou em alemão. Outra exigência é a apresentação de uma carta de recomendação de um mentor para a pesquisa, que pode ser de uma instituição de ensino pública ou privada. Confira todos os requisitos exigidos para a candidatura à esta bolsa no edital do programa.

Conheça a experiência de Mellany Prawda, German Chancellor Fellow e criadora da página no Facebook Tipps - Dicas para Estudar e Pesquisar na Alemanha.

As inscrições para as German Chancellor Fellowships já estão abertas e vão até o dia 15 de setembro. Confira todos os detalhes no site da Fundação Humboldt. O programa, com duração de um ano, terá início em 1° de outubro de 2019.

Andrea Tissenbaum, a Tissen, escreve sobre estudar fora e a experiência internacional. Também oferece assessoria em educação e carreiras internacionaisEntre em contato: tissen@uol.com.br

Siga o Blog da Tissen no 

Publicidade

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.