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A educação que vale a pena

Socorro, meu filho não gosta de estudar!

O desinteresse pelos estudos é crescente entre crianças e jovens – e a culpa disso não é dos alunos. Eles são reféns de uma escola obsoleta, feita para atender à média, sem levar em consideração a individualidade e complexidade de cada um

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Por Ana Maria Diniz
Atualização:

A culpa sempre é dos alunos, cada vez mais indisciplinados, sem interesse por nada, provocativos, que perturbam a aula de uma minoria que ainda tenta se concentrar e aprender, dizem em uníssono os professores. Grande parte dos pais acaba influenciada e passa a acreditar que seus filhos são mesmo uns preguiçosos, desleixados, negligentes com os estudos.

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Isso só contribui para a desvalorização do processo de aprendizagem.

O desinteresse pelo aprendizado é o assunto do momento nas salas de aula e de estar, o que faz todo o sentido. O desencanto com a escola é crescente e notório entre estudantes de diferentes idades e classes sociais, de escolas públicas e privadas - um tema crucial, que precisa, sim, estar no centro das discussões. Mas o debate, para ser efetivo, precisa ser sério.

Será mesmo que estamos diante de uma geração sem curiosidade e interesse em aprender? Eu não acredito nisso! Na minha opinião, essa é só uma mais resposta simplória para um problema ultra complexo.

Estamos vivendo uma revolução tecnológica de proporções tão transformadoras quanto a invenção da escrita, há mais 1 000 anos, e a invenção da prensa de Gutenberg, que permitiu a impressão em massa e popularizou os livros, há mais de 500 anos, diz António Nóvoa, reitor honorário da Universidade de Lisboa. Ela influencia nosso jeito de pensar, de ver o mundo e, logicamente, de aprender.

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A escola, enquanto isso, ficou parada. Adotamos os mesmos métodos e continuamos a ensinar, a medir e a classificar os alunos como fazíamos décadas atrás. Pela média.

Temos escolas medianas que oferecem um conteúdo mediano para atender a maioria de seus alunos, medianos, que são avaliados por uma média burra e só passam de ano se estiverem dentro dos conformes. Só que a média como solução para tudo não funciona mais. Pertence a um outro tempo.

Graças à tecnologia e todas as suas possibilidades, hoje enxergamos e desenvolvemos aspectos únicos de cada um de nós de um jeito inédito, argumenta o americano Todd Rose, professor da Faculdade de Educação de Harvard, no livro The End of Average, How to  Succeed in a World that Values Sameness (O fim da média, como ter sucesso em um mundo que valoriza a mesmice).Agora é a vez de a complexidade individual ganhar espaço e relevância, de se respeitar a diferença e a individualidade de cada um em todos os aspectos da vida, inclusive na Educação.

As escolas só irão, de fato, se reinventar e se aproximar do mundo real se perceberem e admitirem cada aluno como um ser único, com interesses, talentos e jeito de aprender próprios. Hoje já é possível ensinar de forma mais individualizada por meio do chamado ensino híbrido, método que integra tecnologia com elementos da sala de tradicional a fim de personalizar o aprendizado. Apesar de ainda insipiente na maioria das escolas, o ensino híbrido já está sendo aplicado em algumas instituições, e com ótimos resultados.

Para Rose e outros educadores, a personalização do aprendizado é um caminho que precisa ser trilhado, a única forma de se resgatar o interesse e a motivação dos estudantes. Mas para que isso aconteça, muita coisa tem que mudar. A começar pelos pais, que precisam participar mais rotina da escola, mas ainda se sentem tão perdidos na comunicação com os próprios filhos.

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Várias ferramentas digitais foram lançadas na tentativa de encurtar a distância que separa os pais das escolas, as escolas dos alunos e os alunos dos pais. A maioria delas são aplicativos que facilitam a comunicação entre pais e professores, permitem às famílias acompanhar o desempenho e o comportamento das crianças em diversos aspectos da rotina escolar e disponibilizam conteúdos e propõem atividades para serem feitas entre pais e filhos. Algumas plataformas vão além do app e disponibilizam conteúdos e soluções em outros formatos, como vídeos, blogs e livros -inclusive uma que se chama Socorro, meu filho não estuda! (http://www.meufilhonaoestuda.com.br/)

A seguir, divido com vocês uma lista com alguns aplicativos, com curadoria do Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB). Espero que ajudem pais, professores e alunos e sirvam como o primeiro passo na busca por um ensino de qualidade, que privilegia as diferenças, não as mesmices.

APLICATIVOS ESCOLARES

Wello(http://wello.com.br/)

ClassApp (http://classapp.com.br/)

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Pertoo (https://www.pertoo.com/)

Escola Direta (http://www.escoladireta.com.br/)

Remind (https://www.remind.com/)

ConnectEscolas (http://www.wetoksoft.com.br/Connect/Escolas/index.html)

OutClass (http://www.outclassapp.com/)

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Tellme School (http://http://site.agendatellme.com.br/)

Teacher App & Grade Book (busca de informações na AppSotore e GooglePlay)

 

 

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