Na quarentena, a proximidade entre escola e família tornou-se mais importante do que nunca. Antes de tudo isso, Isabella Annesi já gostava de brincar de escolinha com suas bonecas. De reuni-las para a aula e passar lições que ela mesma, alternando-se nos papéis de professora e aluna, tratava de resolver. Então vieram os meses de
Em uma manhã, uma vibrante conferência internacional se desenrolava em uma das salas de Inglês do Colégio Albert Sabin. De um lado: alunos da professora Juliana Corrêa, de 11 e 12 anos de idade. Do outro, a 10 mil quilômetros de distância: jovens nigerianos, somalianos, tailandeses e de outras nacionalidades, de 16 e 17 anos,
Reflexões sobre valores nas aulas de Filosofia se tornam prática vivida fora da sala de aula. “Age apenas segundo uma máxima tal que possas querer que ela se torne lei universal”, escreveu o alemão Immanuel Kant, no século XVIII. “Tem que tratar os outros como quer que tratem você”, escreveu em maio o aluno Saulo
Não há que separar a ciência humana física, da filosófica, da cientifica. Todas unidas e munidas de sabedoria, se misturam e roubam umas das outras o essencial para a vida, o viver. Não houve uma Química entre Bentinho e Capitu. O personagem deixou a dúvida filosófica, traiu ou não traiu. Eis a questão. Quantas fake
O que a Ciência tem a dizer sobre manter uma rotina de estudos, e quais as práticas que podem ajudar nisso. Em uma planilha de Excel, a coordenadora do Ensino Médio, Áurea Bazzi, mostra o planejamento semanal de um de seus alunos da 3ª série. De segunda a domingo, a tabela está quase toda preenchida
Associar a criatividade à aprendizagem de Artes é algo inerente à interpretação dessa competência no currículo escolar. Desde muito cedo, nossos alunos são estimulados a imaginar, desenhar e criar artefatos que representam, de alguma forma, um conjunto de aprendizagens representadas por meio da criatividade. Alunos do 6º ano constroem modelos de biomas brasileiros em uma
Como o Sabin ressalta o valor pedagógico da prática de esportes competitivos. “Ensinar bem, ensinar a todos, ensinar mais que o esporte”. Paulo Rogério Vieira, coordenador do Sabin+Esportes&Cultura, gosta de repetir a frase. Em sua opinião, ela reflete a abordagem do Sabin na promoção da prática esportiva. O “ensinar bem” é autoexplicativo. “‘Ensinar a todos’
Toda criança, jovem ou adulto que mora no Brasil é, obviamente, um eficiente usuário da língua materna. No entanto, quando questionados a respeito de suas habilidades referentes ao uso da Língua Portuguesa, de forma simplista, costumam responder de modo negativo porque, na maioria das vezes, tende-se a somente considerar as notas e o desempenho escolar.
O novo laboratório de Biologia do Sabin reafirma o valor que o Colégio sempre deu à vivência prática da Ciência. Entre a maçaneta da porta da enfermaria do Sabin, o corrimão da escada do Ensino Médio, um vaso sanitário do banheiro masculino e a tela do celular de um dos alunos, onde você apostaria que
O xadrez é um jogo multifacetado. Há os que o consideram ciência, arte, e outros, um esporte. Podemos encontrar teses dizendo que é primo da matemática e da informática. Pode ser jogado por crianças, adultos e terceira idade. Na luta contra a doença de Alzheimer, é receitado por médicos. Os portadores de necessidades especiais têm
publicidade
publicidade