PUBLICIDADE

Já é possível "ler a mente" dos alunos.

A notícia chamou minha atenção e saiu em alguns meios de comunicação aqui da Espanha na semana passada.

Por Newton Campos
Atualização:

Através do uso da tecnologia de Realidade Aumentada, o professor espanhol Telmo Zarraonandía consegue interpretar melhor os seus alunos, sem nem mesmo ter que perguntar se eles entenderam uma discussão ou não.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Os óculos de Realidade Aumentada desenvolvidos pelo Prof. Zarraonandía permitem que o usuário visualize símbolos por sobre as cabeças dos alunos em sala de aula, ao vivo. Os símbolos são ativados individualmente, por cada aluno, através de seus telefones celulares.

A principal vantagem do sistema é que o aluno pode se comunicar com o professor de maneira privada e imediata, sem precisar interromper uma sessão magistral ou um debate estabelecido entre o professor e o grupo. Ninguém fica sabendo se ele está com dúvidas, apenas o professor. "Para os alunos mais tímidos este tipo de interação pode resultar muito confortável", comentou o professor a um destes meios.

A Realidade Aumentada consiste na integração entre os dados trazidos por algum sistema informático com as imagens reais observadas pelo ser humano. É chamada assim justamente porque mistura a realidade com mais informações que não estavam disponíveis facilmente para captação pelo olho humano.

No vídeo abaixo vocês podem ver como o sistema do Prof. Zarraonandía funciona. O vídeo está em castelhano, ao clicar sobre a imagem abaixo se abrirá em outra janela.

Publicidade

As tecnologias surgidas com este boom global de investimento em tecnologias para a educação sempre me surpreendem. É apenas uma questão de tempo para que os desenvolvedores encontrem mais e mais aplicações úteis para o uso da Realidade Aumentada na educação. Muito bom! ***Para mais info (em inglês): Meu Twitter (sobre assuntos relacionados a educação): @neweduca Meu Twitter (sobre assuntos relacionados a empreendedorismo): @phdnew Meu Facebook: https://www.facebook.com/newton.campos.phd Minha Home Page: http://www.newtoncampos.com

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.