Vestibular de inverno: faculdades oferecem vagas em cursos presenciais e a distância

É a chance de entrar para uma graduação ainda em 2017 ou treinar para os próximos exames

PUBLICIDADE

Por Nathalia Molina
1 min de leitura

SÃO PAULO - O vestibular de inverno atrai tanto alunos interessados em entrar numa graduação ainda em 2017 quanto aqueles que aproveitam a oportunidade de treinar para a maratona de exames do fim do ano. Seja qual for a opção, vale ficar atento às vagas que as universidades oferecem agora, com opções em cursos presenciais e a distância.

É importante manter o foco no estudo das disciplinas, mas sem exagerar, para chegar às provas com a mente relaxada Foto: Sergio Castro/Estadão

Muita gente acredita que seria mais fácil entrar para uma faculdade nesta prova de inverno, mas os desafios acabam sendo os mesmos. Se diminui o número de candidatos em relação ao vestibular no fim do ano, igualmente cai a oferta de vagas. As instituições podem escolher certos cursos para incluir neste exame ou decidir nem realizá-lo. Entre as universidades públicas do Estado de São Paulo, por exemplo, há vestibular de meio de ano só na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Outra dificuldade na prova de inverno: estudantes bem preparados que não conseguiram passar em vestibulares anteriores costumam tentar outra vez.

O jeito, então, é focar no estudo. A tecnologia é uma aliada nessa empreitada: há aplicativos, sites e canais do YouTube para aprender ou revisar o conteúdo das disciplinas e também para tirar dúvidas naquelas em que se tem maior dificuldade. Mas, atenção, uma dica constante dos especialistas é ter planejamento e dedicação, sem cometer exageros. Afinal, para que tudo saia de modo tranquilo na hora da prova, é preciso chegar até lá com a motivação em alta e a mente relaxada.

Confira aqui o guia completo com os principais vestibulares de inverno.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.