Veja perguntas e respostas sobre as mudanças no ensino médio

Medida Provisória amplia carga horária e coloca disciplinas como optativas da metade para o fim da etapa

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:
Aluno terá de escolher área a seguir após a metade do ensino médio Foto: PAULO LIEBERT/ESTADÃO

1. As disciplinas de Artes e Educação Física serão obrigatórias? Sim, pelo menos até a definição da Base Nacional Curricular Comum, que vai definir quais matérias serão obrigatórias. Elas podem permanecer essenciais no currículo do ensino médio ou passar a serem optativas.

PUBLICIDADE

2. O que é a Base Nacional Curricular Comum? É um documento que vai determinar o currículo mínimo a ser cumprido por todos os alunos das escolas do País, públicas e privadas.

3. Em que fase está a elaboração da Base? Passou pela fase de discussão nos Estados, com a entrega de relatórios ao MEC. Ela deve ser definida até meados do ano que vem.

4. Como vai ficar o curso noturno? Será ampliado? As escolas não têm obrigatoriedade de aderir ao novo ensino médio em turno integral, portanto, o curso noturno continuará existindo.

5. Como ficará na prática quem não adotar o regime integral? Ainda terá de cumprir pelo menos 2,4 mil horas totais de ensino médio, optando por separar metade do programa (1 ano e meio) para oferecer a carga optativa ou por seguir no ensino regular, cumprindo a BNCC.

6. Como vão ficar escolas em todo o País que trabalham no sistema de contraturno? Ou seja, colocam normalmente o fundamental 2 em um horário e no outro o médio, para passar a adotar o regime integral? Dependerá de como o Estado pretende estruturar a rede.

7. Há prazo para adoção do sistema integral? O governo federal quer estimular o novo sistema e tentará atingir 500 mil alunos em tempo integral até 2018.

Publicidade

8. As mudanças valem para públicas e particulares? Ambas terão de adotar o conteúdo da BNCC, seja durante todo o ensino médio (regular) ou na 1.ª metade, deixando o restante para as ênfases (currículo flexível).

9. Considerando a separação por eixos temáticos e por escolha, como ficará a atribuição de aula do docente? Depende do sistema de cada Estado. Os governos poderão contratar professores de áreas correlatas para dar aula. Exemplo: um professor de Física para Matemática.

10.Imagine uma escola em que só 2 alunos optem pela área de Matemática. Como será possível dar aula? Vão mudar de escola? Poderá haver escola que vai oferecer anos iniciais e apenas uma ou duas áreas. Um aluno que quer seguir na área de Matemática, por exemplo, poderá ter de mudar de instituição, caso o colégio em que estude não dê a modalidade.

11. Se o aluno escolher a área e não gostar, pode mudar? Sim. Ele tem flexibilidade para mudar quantas vezes quiser, mas não poderá fazer duas áreas ao mesmo tempo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.