PUBLICIDADE

Universidades brasileiras e colombianas se reúnem para selar parcerias

Aperfeiçoar espanhol e fazer turismo estão no pacote dos cursos oferecidos por universidades colombianas

Por Marcelle Souza
Atualização:

A possibilidade de aperfeiçoar o espanhol e conhecer novos lugares a preços acessíveis transformaram a Colômbia num destino procurado por universidades brasileiras em busca de parcerias. A ideia dos ares caribenhos e do turismo acadêmico agrada ainda pela promessa de boa receptividade dos nossos vizinhos.

PUBLICIDADE

“Somos alegres e espontâneos como vocês”, diz Sandra Téllez, coordenadora de cooperação internacional da Pontificia Universidad Javeriana, localizada em Bogotá. “Muitos estrangeiros dizem que o nosso espanhol é mais fácil de aprender porque não temos muito sotaque”, afirma a representante ao destacar outra vantagem do país.

Estreitar relações: esse era o objetivo de algumas das rodadas de negócios da Proexport Colômbia, que foi realizado entre quinta-feira e sexta-feira, 2, em São Paulo. O evento reuniu nove universidades colombianas e oito brasileiras, todas em busca de fechar intercâmbios, incentivar pesquisas e oferecer cursos de espanhol e português para estrangeiros.

“A Colômbia é um destino interessante porque é mais barato. Além disso, as universidades são tão antigas quanto algumas europeias e têm certificação de alta qualidade”, afirma Adilson Gomes, professor de espanhol e representante da Universidade Metropolitana de Santos.

Segundo Gomes, os alunos de Administração, Comércio Exterior e Logística da instituição viajam uma vez por ano para o Chile ou para a Holanda, países em que já existem parcerias, para um breve intercâmbio. “São grupos de 20 a 30 alunos que ficam uma semana no destino para exercitar a língua, visitar empresas e conhecer um pouco sobre a legislação local.”

Com a possibilidade de expandir o intercâmbio para outro país sul-americano, a Universidade Metropolitana deseja aumentar o número de alunos que participam da atividade levando também os acadêmicos de Letras.

Vizinhos“Viemos para promover a educação de qualidade e a cooperação acadêmica entre os dois países”, afirma Téllez, representante da Javeriana. No Brasil, a instituição já tem parcerias com a USP, PUC-RJ e UFF. “Também nos interessa o intercâmbio a nível de pesquisa, como nas áreas ambientais e rurais.”

Publicidade

Na Universidade Teconológica de Bolívar, em Cartagena das Índias, os alunos estrangeiros podem escolher cursos que custam em média US$ 250 por semana - período mínimo de duração de um módulo intensivo. Além de exercitar a língua, há um módulo com duas saídas semanais para conhecer a cultura local.

“A universidade oferece cursos em todas as áreas, tem 33 programas de pós-graduação e um centro de idiomas”, afirma Adriana Sanchéz, diretora de internacionalização da instituição. Sanchéz ainda explica que o programa já funciona em parceria com a PUC-Minas. 

ContramãoDo outro lado, estão as universidades brasileiras que também recebem estrangeiros. Na PUC-SP, por exemplo, pelo menos cem alunos de outros países estão matriculados em cursos regulares ou de línguas. “Desde 2005 a universidade tem buscado promover essa abertura internacional. Temos parcerias com instituições de países como França, Espanha, Chile, Peru, Dinamarca e Portugal”, afirma Eliane Gonçalves, coordenadora da graduação e da pós-graduação de Letras em Espanhol.

Além de enviar alunos para intercâmbios que duram em média seis meses, professores da PUC também viajam, dessa vez para atender a demandas das outras universidades. “Nossos estudantes também querem aprender português e vivenciar a cultura brasileira”, explica Sandra Téllez. Se depender da disposição dos dois lados, os alunos podem esperar boas possibilidades para estudar e conhecer a Colômbia.Confira abaixo as universidades que estiveram no evento:

PUBLICIDADE

Brasileiras:PUC - São PauloPUC – CampinasUniversidade Plesbiteriana MackenzieUniversidade Metropolitana de SantosUniversia BrasilStudy and Travel (escola de intercâmbio)WTT-UC Cursos no Exterior (escola de intercâmbio)AFS Intercultura Brasil (escola de intercâmbio do Rio de Janeiro)

Colombianas:Universidad Eafit - www.eafit.edu.coUniversidad de Caldas  - www.ucaldas.edu.coUniversidad de Medellín - www.udem.edu.coUniversidad de la Salle - www.lasalle.edu.coUniversidad de la Sabana - www.unisabana.edu.coUniversidad del Rosario - www.urosario.edu.coUniversidad Tecnologica de Bolivar - www.unitecnologico.edu.coUniversidad del Norte - www.uninorte.edu.coPontificia Universidad Javeriana - www.javeriana.edu.co

 

Publicidade

 

 

 

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.