Unicamp aplica prova de 1ª fase mais enxuta neste domingo

Os 67 mil candidatos inscritos no vestibular - número recorde - deverão fazer duas redações e 48 questões de múltipla escolha a partir das 13 horas

Estadão.edu,

11 Novembro 2012 | 04h28

A Unicamp realiza neste domingo, 11, a primeira fase de seu vestibular. Os 67.403 candidatos inscritos devem chegar aos locais de prova ao meio-dia. O exame começa às 13h. Estão em disputa 3.444 vagas em 68 cursos da Unicamp e 2 da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp).

A prova tem duas partes: a redação, com dois textos de gêneros diversos e de execução obrigatória, e 48 questões de múltipla escolha sobre as disciplinas do ensino médio. O tempo máximo de permanência na sala é de 5h e o mínimo, de 3h30. À noite, o Estadão.edu trará comentários de professores sobre o exame.

Até o ano passado, esta prova tinha três redações de execução obrigatória. Segundo o professor Maurício Kleinke, coordenador executivo da Comvest - a comissão responsável pelo exame - a modificação foi fruto de uma pesquisa feita com candidatos, na qual eles indicaram ter pouco tempo para escrever os textos. "Além disso, foi realizada uma análise estatística dos resultados de dois anos e um simulado, onde percebemos que era possível reduzir os textos e manter, ou melhorar, a qualidade de avaliação da leitura e escrita", diz Kleinke.

O exame será aplicado em 20 cidades do Brasil: Bauru, Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Fortaleza, Jundiaí, Limeira, Mogi-Guaçu, Piracicaba, Ribeirão Preto, Salvador, Santo André, Santos, São Bernardo do Campo, São Carlos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo, Sorocaba e Sumaré.

Nos Estados onde não há horário de verão, a Comvest seguirá o horário local e não o horário de Brasília.

O que levar para a prova

Os candidatos devem levar o original do documento indicado na inscrição, uma foto 3x4 recente, tirada em 2012 (a foto não precisa ser datada, mas deve ter o nome e número de inscrição do candidato anotados no verso), caneta esferográfica de cor preta em material transparente, lápis preto, borracha, uma pequena régua transparente e compasso.

É vedada a utilização de aparelhos celulares ou quaisquer outros equipamentos eletrônicos, relógios digitais, corretivo líquido, lapiseira, bandana/lenço, boné, chapéu, ou outros materiais estranhos à prova. O candidato poderá usar relógio analógico para controlar o tempo.

É proibido entrar nas salas de prova portando celulares. O candidato que for pego com celular (ainda que desligado e/ou sem bateria) durante a realização das provas será eliminado do processo seletivo. No ano passado, 50 estudantes foram desclassificados por descumprirem a regra.

Calendário

No dia 21 de dezembro a Comvest divulgará a lista dos candidatos aprovados na primeira fase e locais de prova da segunda fase, que ocorrerá nos dias 13, 14 e 15 de janeiro de 2013.

As provas de habilidades específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais, Dança e Música serão realizadas em Campinas entre os dias 21 e 24 de janeiro de 2013.

A chamada para matrícula virtual será divulgada dia 4 de fevereiro e os convocados nesta chamada deverão efetivar a matrícula virtual nos dia 5 ou 6 de fevereiro, exclusivamente na página eletrônica da Comvest, em formulário específico.

Mais conteúdo sobre:
Unicamp Vestibular

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.