Temas verdes devem fazer parte da prova do Enem

Podendo abarcar ao mesmo tempo biologia, química, física e geografia, questões sobre o meio ambiente são a aposta mais certa entre os temas que devem ser cobrados no Enem deste ano. “É um tema interdisciplinar, um dos mais pujantes da atualidade e pelo qual o Brasil se destaca no cenário internacional”, afirma o professor de geografia do Etapa, Omar Fadil Bumirgh.

Luciana Alvarez e Mariana Mandelli, O Estado de S. Paulo

04 Outubro 2010 | 10h51

 

A evolução do desmatamento no Brasil, o problema das queimadas, o aquecimento global, o desenvolvimento de novas matrizes energéticas são assuntos com os quais os inscritos devem estar familiarizados.

 

Veja também:

Enem deve privilegiar questões de meio ambiente, apostam professores

Questões internacionais podem aparecer

Atenção a problemas nacionais

Exame exige de aluno postura de um cidadão

 

André Guibur, professor de geopolítica do Cursinho da Poli, ressalta ainda a importância de se conhecer a polêmica em torno da construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, Pará. “A obra é um carro-chefe dos programas do governo, necessária para o País, mas tem um alto impacto ambiental e social”, avalia Guibur. “A questão ainda concilia dois temas importantes para o Enem, que são energia e meio ambiente.”

 

Os professores lembram, porém, que o importante é ler muito bem o enunciado. “Nem sempre a notícia é o tema principal. Eles utilizam esses assuntos como ponto de partida para perguntar sobre conceitos tradicionais”, diz Guibur.

 

“Quem já conhece tem mais segurança, mas, em geral, lendo o enunciado dá para resolver bem a questão”, afirma Miguel Castro, diretor do Sistema COC.

Mais conteúdo sobre:
Enem 2010 temas

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.