PUBLICIDADE

SP recolhe mais um livro inadequado distribuído a escolas

Desta vez, a obra é Poesia do Dia - Poetas de Hoje para Leitores de Agora, enviado à escolas há duas semanas

Por Fabiana Marchezi e da Central de Notícias
Atualização:

Mais um livro inadequado para crianças da 3ª série do ensino fundamental deve ser retirado das salas de aula nos próximo dias pelo governo estadual de São Paulo. Desta vez, a obra é Poesia do Dia - Poetas de Hoje para Leitores de Agora, enviado à escolas há cerca de duas semanas, e que contém frases como: "Nunca ame ninguém. Estupre".

 

 

PUBLICIDADE

Em entrevista à Rádio Eldorado, o secretário Estadual da Educação, Paulo Renato Souza, disse  que houve um erro na seleção de alguns dos 818 títulos que fazem parte do Programa Ler e Escrever, de incentivo à leitura. O primeiro erro foi detectado há algumas semanas com o livro Dez na Área, Um na Banheira e Ninguém no Gol, que era do mesmo programa e também dirigido para a terceira série.

 

Porém, o secretário ressaltou que, neste caso, o problema foi a distribuição inadequada à série a que se destinava. Para ele, se a obra fosse lida por adolescentes com orientação do professor, não haveria problema, porque o verso faz parte de uma poesia que é irônica. "O título é algo assim: como se constrói um vilão. Então, obviamente, tudo que está ali é algo negativo, tudo é o que não deve ser feito. É uma poesia irônica", afirmou.  

 

O secretário garantiu que uma nova revisão nos títulos deve ser encerrada nesta quinta-feira, 28, e que na próxima quarta-feira, 3, todos os títulos estarão disponíveis, em exposição na Secretaria Estadual da Educação, para quem quiser revisá-los.

 

Ele ainda ressaltou que a "maioria dos livros selecionados é de muito boa qualidade, realmente orientados ao público infantil. O processo de seleção é que teve ao menos essas duas falhas, mas foi realizado há mais de um ano".

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.