Reprodução
Reprodução

Sisu abre inscrições para 108 mil vagas neste sábado

Sistema unifica oferta de cadeiras no ensino superior para quem prestou o Enem 2011

Estadão.edu

05 Janeiro 2012 | 23h52

SÃO PAULO - As inscrições no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) estão previstas para começar neste sábado, 7. A ferramenta concentra a oferta de vagas em instituições de ensino superior que usam o Enem como critério de acesso. Nesta edição, estão sendo oferecidas 108.552 cadeiras.

 

O site http://sisu.mec.gov.br foi aberto há duas semanas para os alunos consultarem a distribuição de vagas. É possível pesquisar a lista das instituições, cursos e vagas por município. Todos o Estados têm escolas com cadeiras no sistema - o Distrito Federal não oferece. Na página o aluno pode buscar as oportunidades em cada município com recortes por bacharelado, licenciatura e tecnológico, bem como pela relação por período de estudo.

 

Para 2012, as vagas estão distribuídas em 3.327 cursos de 95 instituições públicas de ensino superior. São 42 universidades federais, 13 instituições estaduais e 39 institutos federais de educação profissional, além da Escola Nacional de Ciências Estatísticas, administrada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

 

Enquanto o maior número de inscritos no Enem foi registrado no Sudeste, a Região Nordeste é a que concentra a maior parte das vagas ofertadas no Sisu: 37.634 (34,6% do total). As instituições do Sudeste oferecem 35.924 vagas (33%). As Regiões Sul, Norte e Centro-Oeste registraram o restante, cerca de 32%.

 

O modelo de seleção pelo Enem permite uma maior mobilidade dos estudantes pelo País. Em média, 25% das matrículas do último processo eram de estudantes de outros Estados.

 

Mapa

 

O Rio de Janeiro lidera o ranking do Sisu, com 14.137 vagas em 12 instituições. A alta no Estado muito se deve à adoção do Enem como vestibular pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a maior federal do País. Neste primeiro semestre, a UFRJ oferece 4.707 vagas.

 

Apesar de nenhuma instituição de ensino mineira aparecer entre as dez que mais ofertam vagas, Minas Gerais é o segundo com mais participação no sistema. Isso porque o Estado tem o maior número de universidade federais do País (11). Rio e Minas respondem por 24% da oferta.

 

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) é a instituição que mais tem vagas no Sisu. São 5.954 vagas em 99 opções de cursos, períodos e câmpus. Em segundo lugar, com 5.148 cadeiras, aparece a Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT).

 

Em São Paulo, as 9.064 vagas estão distribuídas entre as Universidades Federais do ABC (UFABC), de São Paulo (Unifesp) e de São Carlos (UFSCar) e o Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

 

Calendário

 

Os estudantes interessados em concorrer às vagas devem acessar o Sisu entre 7 e 12 de janeiro. No site, o candidato precisa escolher duas opções de curso, indicando a sua prioridade. Diariamente, às 2h, o Sisu divulgará a nota de corte preliminar de cada carreira com base na nota do Enem dos candidatos que pleiteiam as vagas. Durante esse período, o participante poderá alterar essas opções se achar que tem mais chances de ser aprovado em outro curso ou instituição. Ao contrário do que ocorreu nos anos anteriores, quando o sistema ficava fora do ar de 0h às 6h para atualização, ele funcionará sem interrupções.

 

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 15 de janeiro. Os estudantes selecionados terão os dias 19 e 20 para fazer matrícula. Caso o candidato não se matricule, perderá a vaga. Quem for selecionado para a segunda opção ou não atingir a nota mínima nos dois cursos escolhidos pode permanecer no sistema e ser convocado nas chamadas seguintes.

 

A segunda chamada sai no dia 26, com matrículas nos dias 30 e 31. Após as duas etapas, caso ainda haja vagas disponíveis, o sistema gera uma lista de espera que estará disponível para as instituições de ensino preencherem as vagas remanescentes. O candidato interessado em participar dessa lista deverá pedir a inclusão entre 26 de janeiro e 1.º de fevereiro.

 

AGENDA DO SISU

 

7/1 a 12/1

Período de inscrições

 

15/1

Resultado da 1.ª chamada

 

19/1 a 20/1

Matrícula da 1.ª chamada

 

26/1

Divulgação da 2.ª chamada

 

26/1 a 1/2

Prazo para participar da lista de espera para as vagas restantes

 

30/1 a 31/1

Matrícula da 2.ª chamada

 

4/2

Lista de espera disponível para as instituições

Mais conteúdo sobre:
Sisu Enem Enem 2011

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.