São Paulo terá 1ª edição de Olimpíadas de Filosofia

“O mundo é admirável?! O que nos torna plenamente humanos?”. Com essas indagações como mote, será realizada a 1ª edição da Olimpíada de Filosofia do Estado de São Paulo, no câmpus da Universidade Federal do ABC, no dia 24 de setembro. O evento é voltado para estudantes do ensino fundamental e médio das redes pública e privada.

Estadão.edu

04 Agosto 2011 | 17h49

Serão duas etapas. Na primeira, cada professor de Filosofia vai propor atividades variadas: oficinas, teatro, desenho, poesia, fotografia, música. O desafio é expressar o conceito filosófico embutido nas perguntas. Na segunda etapa, os alunos inscritos apresentam os trabalhos desenvolvidos e debatem o tema.

A modalidade filosófica é inédita em São Paulo. Jogos do tipo foram realizados no País apenas no Rio Grande do Sul. Na América Latina o evento acontece em países como Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, Peru e Colômbia.

Um dos organizadores do evento, Luiz Pires alerta: embora seja uma Olimpíada, não é uma competição. “A ideia é acolher, em um mesmo espaço, diferentes propostas, fomentando a colaboração, a troca de experiências, a interlocução, o diálogo investigativo, de modo que novos processos filosóficos criativos sejam construídos”, diz.

Mais informações no site sobre o evento.

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.