PUBLICIDADE

Portunhol em alta

Maioria dos inscritos no Enem escolheu prova de espanhol; inglês foi opção natural para quem teve aula do idioma em cursos pagos

Por Carlos Lordelo
Atualização:

Com a introdução da prova de língua estrangeira no Enem, a maioria dos candidatos (57%) escolheu o espanhol. Para coordenadores de cursinhos, por trás dessa opção está a insegurança de alunos que não tiveram bom preparo em idiomas. Eles preferiram o espanhol por ser parecido com o português.

 

Leia também:

- Em simulado do Anglo, candidatos vão bem em questões de inglês

PUBLICIDADE

 

“Na minha escola só tinha inglês, mas nunca aprendi nada além do verbo to be. Escolhi espanhol por ser uma língua mais próxima da nossa”, diz a aluna do cursinho Henfil Thais Moraes, de 19 anos, que busca uma vaga em Nutrição.

A opção pelo inglês foi natural para estudantes de classe média que tiveram aulas do idioma em cursos particulares, como a vestibulanda de Pedagogia Marina de Oliveira, de 17. “Dominar o inglês é uma vantagem competitiva no Enem e no mercado”, afirma Marina, que tem aulas há oito anos na Cultura Inglesa.

 

Embora não saibam o que será cobrado nem o número exato de perguntas, professores têm seus palpites sobre como a língua estrangeira vai ser avaliada no Enem. “Acho que as perguntas vão cobrar interpretação de textos. Não haverá quase nada de regras gramaticais”, aposta a coordenadora do Objetivo Cristina Armaganijan.

 

Segundo a coordenadora pedagógica do Fisk, Vera Bianchini, o Enem deverá verificar a capacidade de o candidato entender o contexto de uso da língua inglesa ou espanhola no dia a dia. Compreender, por exemplo, o significado de palavras usadas na publicidade, como new e kid, e outras já incorporadas ao nosso vocabulário (rush, hamburger, delete).

Publicidade

 

“É importante saber o que está acontecendo no mundo por meio da leitura de jornais, revistas e sites, para antecipar o que o texto pode estar dizendo”, recomenda Vera.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.