TV Estadão | 04.06.2015
TV Estadão | 04.06.2015

No último das inscrições para o Enem, candidatos reclamam de lentidão para cadastro

Sessões expiradas e lentidão para se inscrever no exame são registradas no Twitter por estudantes

O Estado de S. Paulo

05 Junho 2015 | 12h30

SÃO PAULO - No último dia de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), candidatos têm usado as redes sociais para relatar problemas com lentidão no sistema de cadastro e erros em etapas do processo.

"Não sei o que vai ser mais difícil: a prova, ou fazer a inscrição no #Enem2015", relatou um usuário no Twitter. Em outra postagem, um candidato mostra uma tela com a informação de que a sessão para registro havia expirado.

O Ministério da Educação (MEC) informou que monitora as inscrições e não constatou erros, mas ressalta que qualquer problema enfrentado pelo candidato poderá ser assistido pelo telefone 0800616161.

Prazo. As inscrições para o Enem terminam às 23h59 desta sexta-feira, 5. Segundo o último balanço divulgado pelo Ministério da Educação, 6,7 milhões de estudantes se inscreveram. O procedimento é feito pela internet, no portal enem.nep.gov.br. As provas serão realizadas no fim de semana de 24 e 25 de outubro. 

O ritimo de inscrições está abaixo do registrado no ano passado, quando 9,5 milhões de estudantes se inscreveram. São isentos da taxa de inscrição os concluintes do ensino médio em 2015 matriculados em escolas da rede pública e as pessoas que se declararem carentes. O restante dos participantes deve pagar a taxa de inscrição até as 21h59 do dia 10 de junho. Neste ano, a taxa subiu de R$ 35 para R$ 63. 

A nota do Enem é usada como seleção de alunos de 115 instituições públicas de ensino. Também é critério para bolsas do Programa Universidade para Todos (ProUni), Financiamento Estudantil (Fies) e para participar do programa Ciência Sem Fronteiras (CsF).

As vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) também são por meio de nota do exame. Além disso, estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do Enem. 

Mais conteúdo sobre:
enem 2015 vestibular enem

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.