Minas e Rio lideram na redação no Enem

Já São Paulo não aparece no top 10 nas notas de texto do Enem

BÁRBARA FERREIRA SANTOS, LUIZ FERNANDO TOLEDO e PAULO SALDAÑA, O Estado de S. Paulo

23 Dezembro 2014 | 00h44

São Paulo não aparece no top 10 nas notas de redação do Enem 2013. O primeiro colégio paulista a figurar entre os melhores resultados na disciplina, que é a única parte da prova em que é possível chegar à nota mil, é o Objetivo, em 15.º lugar. O colégio obteve a média de 804,55. 

Dentre as 20 melhores instituições do País neste quesito todas são privadas. O Colégio Coleguium, de Minas, obteve o melhor desempenho - 869. A escola é seguida pelo Colégio São Bento, no Rio (862,27), e em terceiro lugar está o Colégio Cemp (846,15), também do Rio. 

A gerente pedagógica do Coleguium, Daniele Passagli, atribuiu o resultado ao esforço de oferecer a disciplina desde os anos iniciais. “Trabalhamos com a escrita desde cedo. Também acreditamos muito na leitura para poder escrever bem.” 

Além do professor especialista, os estudantes têm auxílio de monitores. São estagiários de Pedagogia que tiram dúvidas e ajudam a corrigir textos. “O professor nunca fica sozinho. Às vezes, há até cinco monitores na sala”, diz a supervisora de redação, Bárbara Rosário Teixeira. 

Desempenho das escolas no Enem 2013 foi divulgado nesta segunda-feira, 22, pelo MEC. Dados mostram que escolas públicas e privadas da mesma "classe social" tiveram médias iguais no exame.

Mais conteúdo sobre:
Enem

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.