Medicina na Federal do Ceará é o curso mais concorrido do Sisu

Pelo último balanço, mais de 1,2 milhão de candidatos já se inscreveram no sistema

Agência Brasil,

08 Janeiro 2013 | 17h39

O curso de Medicina da Universidade Federal do Ceará (UFC) é o mais concorrido do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) até o momento - 9.748 inscritos disputam 140 vagas. A nota de corte no curso nesta terça-feira, 8, está em 781,82. Em seguida vem o curso de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com 67 vagas disputadas por 7.027 candidatos e nota de corte de 819,27. Em terceiro lugar está o curso de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que oferece 63 vagas disputadas por 6.941 alunos - a nota de corte é de 791,78.

 

Além de Medicina, Direito e Psicologia da UFRJ também estão entre os dez cursos mais concorridos.

 

O Sisu oferece 129 mil vagas distribuídas em 3.752 cursos de 101 instituições públicas de educação superior. Ao todo, já se inscreveram no sistema mais de 1,2 milhão de candidatos.

 

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), a nota de corte é apenas uma referência para auxiliar o candidato no monitoramento de sua inscrição, não sendo garantia de seleção para a vaga escolhida. A lista dos cursos mais concorridos ainda pode mudar, já que os candidatos podem alterar a opção de curso que se inscreveram até o dia 11, quando termina o prazo de inscrições.

 

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, explicou que a nota de corte é uma forma de orientar os alunos a escolher os cursos. “Tem curso, por exemplo, com 100 vagas que tem quase 9 mil inscritos. Se ele (o candidato) está muito abaixo (da nota de corte), ele não vai conseguir entrar naquele curso. Como ele pode mudar as opções quantas vezes quiser até sexta-feira, ele deve tentar analisar outras opções no mesmo curso ou um curso próximo àquele que ele gostaria de fazer”, disse.

 

As cinco instituições mais procuradas no Sisu são: Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e  Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

 

Disputam as vagas os estudantes que participaram do Enem 2012 e não tiraram zero na prova de redação. O candidato pode concorrer a até duas opções de curso.

 

A primeira chamada de selecionados está prevista para sair no dia 14 de janeiro. Os convocados devem providenciar a matrícula nos dias 18, 21 e 22. A segunda chamada será divulgada no dia 28 deste mês, com matrícula em 1.º, 4 e 5 de fevereiro.

Mais conteúdo sobre:
Sisu Enem

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.