Estadão - Portal do Estado de S. Paulo

Educação

Educação » Mais de 500 livros disponíveis para download gratuito

Educação

Educação

Livro

Mais de 500 livros disponíveis para download gratuito

Portal publica inclusive oito das nove obras exigidas pelos vestibulares da Fuvest e da Unicamp

0

Estadão.edu,

07 Maio 2012 | 19h58

Mais de 500 obras literárias estão disponíveis para download gratuito no portal Universia Brasil. Entre elas, oito dos nove livros cobrados pelas bancas da Fuvest e da Unicamp no vestibular. O único que ainda não ganhou versão digital é Capitães da Areia, de Jorge Amado.

 

Ao todo foram publicados 521 arquivos em formato PDF, que pode ser lido em computadores, tablets e e-readers. As obras são dos mais variados estilos: há desde biografias de cineastas até textos científicos sobre comunicação, passando, claro, por grandes clássicos da literatura.

 

Segundo a gerente de conteúdo do portal, Alexsandra Bentemuller , o objetivo da iniciativa é incentivar a leitura e democratizar o acesso ao conhecimento. "A gente acredita no poder de transformação da leitura, do ponto de vista pessoal e acadêmico", afirma.

 

Alexsandra conta que os textos já estavam publicados na internet. O trabalho da equipe do site foi agregar o conteúdo em um único endereço eletrônico. "Esses livros foram pedidos por nossos leitores em enquetes e nas nossas redes sociais. Um internauta, por exemplo, queria muito ter acesso a textos de Gregório de Matos."

 

Para se ter uma ideia, a demanda por obras gratuitas é tão grande que uma notícia sobre 120 obras acadêmicas disponíveis para download, publicada em setembro do ano passado, continua liderando o ranking das matérias mais lidas do portal.

 

Vestibular

 

Estão disponíveis para download os seguintes livros da Fuvest e da Unicamp:

 

- A Cidade e as Serras (Eça de Queirós)

- O Cortiço (Aluísio Azevedo)

- Memórias de um Sargento de Milícias (Manuel Antônio de Almeida)

- Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis)

- Sentimento do Mundo (Carlos Drummond de Andrade)

- Til (José de Alencar)

- Viagens na Minha Terra (Almeida Garrett)

- Vidas Secas (Graciliano Ramos) 

 

As obras de Aluísio de Azevedo são destaque entre o material. São 17 livros do romancista, contista, cronista, diplomata, caricaturista e jornalista nascido no Maranhão. Além disso, pode ser feito o download de 27 livros de José de Alencar, 18 de Eça de Queirós, 13 de Fernando Pessoa, 8 de Lima Barreto.

 

Quem quiser treinar o inglês poderá baixar 15 livros do poeta inglês William Shakespeare.

 

O portal também oferece uma série com 20 livros sobre cinema nacional, como biografias de cineastas e roteiros de filmes de destaque.

 

Ainda há outras 30 obras sobre comunicação, entre as quais Jornalismo e Convergência: Ensino e Práticas Profissionais, de Cláudia Quadros, Kati Caetano e Álvaro Laranjeira, e Comunicação e Política, de João Carlos Correia.

 

Para acessar a lista completa e baixar os arquivos, basta acessar o site http://noticias.universia.com.br/tag/livros-gr%C3%A1tis/ e salvar o material.

 

* Atualizado às 10h59

Mais conteúdo sobre:

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.