PUBLICIDADE

Inovação e uso de tecnologia na educação são temas de evento

Palestrantes americanos que participaram do Transformar destacam papel do professor em novos modelos de escola

Por Carlos Lordelo , Cristiane Nascimento e Luiza Vieira
Atualização:

O debate sobre empreendedorismo em educação foi o que mais reuniu participantes do Transformar. O evento, realizado nesta quinta-feira, 4, em São Paulo, também apresentou experiências inovadoras em escolas americanas e abriu espaço para discutir temas como formação de professores e o potencial da adoção de ferramentas tecnológicas para revolucionar a forma como professores ensinam e alunos aprendem.

PUBLICIDADE

Mais de mil pessoas participaram do encontro. "Existe uma demanda reprimida da sociedade civil que quer se organizar em prol da educação", afirmou Bernardo Gradin, presidente do Inspirare – entidade que promoveu o evento em parceria com a Fundação Lemann e o portal Porvir.

Pela manhã, o público conheceu projetos como o da escola Quest 2 Learn, de Nova York, onde os alunos aprendem por meio de jogos. "As atividades são produzidas por professores, designers de currículo e designers de games", contou Brian Waniewski, que implantou o projeto.

Os palestrantes ressaltaram a importância do professor na incorporação de métodos inovadores de ensino, como o uso de plataformas de ensino adaptativo e aprendizagem baseada em projetos. "O professor deixa de ser um mero fornecedor de aulas e assume um papel de assegurador de aprendizagem", disse Claudia Costin, secretária municipal de Educação do Rio.

A necessidade de mudar marcos regulatórios para abrir espaço para a inovação também foi citada. "Precisamos comprovar a eficácia de cada trabalho. É um processo árduo", disse Seth Schoenfeld, do Departamento de Educação de Nova York.

Para Maria do Socorro Dantas, da Escola Estadual Alfredo Magalhães, da Bahia, a insegurança dos professores também é outro obstáculo. "Precisamos de exemplos como os que vimos hoje (ontem) para mostrar a eles que pode dar certo e motivá-los, pois não adianta forçá-los a adotar novas tecnologias. É preciso engajá-los."

O Transformar terminou com a conferência de Anant Agarwal, presidente do edX – plataforma criada por Harvard e MIT para oferta de cursos online de acesso gratuito.

Publicidade

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.