NILTON FUKUDA/AE
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Escola pública com maior Ideb em SP é administrada por fundação

Escola municipal de Barueri alcançou o maior Ideb entre mais de 4 mil escolas avaliadas no Estado

Davi Lira, Especial para o Estadão.edu,

14 Agosto 2012 | 18h26

A Escola Municipal Professora Dagmar Ribas Trindade, localizada em Barueri e gerida por uma fundação pública, alcançou o maior Ideb entre as 4.874 escolas estaduais e municipais do Estado de São Paulo avaliadas em 2011. O índice 6,6 foi alcançado nas séries finais do ensino fundamental. O desempenho da unidade foi puxado pelo resultado alcançado na Prova Brasil, avaliação utilizada como base do Ideb, também realizada ano passado.

Em relação às unidades da rede pública do estado, a escola obteve na Prova Brasil a maior nota em Português e ficou com a segunda melhor pontuação em Matemática. O porcentual de aprovação, outro fator que entra na conta do Ideb, ficou dentro da média do total de escolas da rede.

Inaugurada em julho de 2010, a Dagmar Ribas começou a oferecer o ensino fundamental completo apenas em 2011. "A escola é nova e tem gás, foi a primeira vez que participamos do Ideb", comemora a diretora Marlene Azevedo.

A Dagmar Ribas não é vinculada diretamente à Secretaria de Educação da cidade, ela é gerida pela Fundação Instituto de Educação de Barueri (Fieb) e responde diretamento ao Conselho Municipal de Educação local. "Antes havia outra escola pública no mesmo local, a Honduras, que pela baixa qualidade foi extinta", afirma a superintendente da Fieb, Neide Lúcia Minicheli.

Diferencial 

A sede da escola Dagmar Ribas Trindade contrasta com a realidade do bairro humilde onde está localizada. A unidade conta com uma estrutura pouco presente na maioria das escolas públicas brasileiras.  Há aula de natação, xadrez, música, além de um departamento de Saúde, com atendimento odontológico incluído.Além do ensino fundamental, a escola ainda oferece o ensino médio regular, e cursos técnicos à noite.

"O que eu mais gosto daqui são as aulas de natação uma vez por semana", diz a estudante do 6º ano, Ana Cristina dos Santos, de 11 anos. Ela mora em outro bairro, Parque Imperial, e demora 1h20min para chegar à escola todos os dias. "Mesmo assim eu agradeço a Deus por ela estar estudando aqui", fala o pai, atualmente desempregado, Antonio José, 52.

A unidade de ensino ainda conta com laboratórios de química, física, biologia e inglês. "De diferente mesmo são os laboratórios, mas o que eu mais gosto é da disciplina bem rígida que os professores impõem", afirma o aluno do 1º ano do Ensino Médio, Daniel Souza, 15, que participou da Prova Brasil ano passado. "Sempre temos uma grande quantidade de trabalhos para fazer", diz Daniel, atualmente participando das eliminatórias da Olimpíada Brasileira de Física, juntamente com outros 11 estudantes da escola.

Acompanhamento psicológico, fonoaudiológico além de vacinação periódica, tudo gratuito, também fazem parte da rotina dos mais de 1.800 alunos da escola. Como as vagas são limitadas e a procura é grande, foi necessário promover um processo de seleção. "Tivemos que fazer um vestibulinho e fazemos sorteios para os alunos do 1º ano do ensino fundamental", diz a superintendente da Fieb, Neide Lúcia Minicheli. Segundo ela, de 8 a 10 mil candidatos tentaram estudar na escola ano passado.

Modelo

A Fundação Instituto de Educação de Barueri ainda mantém seis outros institutos técnicos e outra unidade que serviu de modelo para a Dagmar Ribas, a Maria Theodora Pedreira de Freitas, localizada em Alphaville. Essa escola de referência sempre teve destaque nos Idebs anteriores. Neste último, a unidade ficou com o 13º melhor índice.

"Diferentemente da Maria Theodora, nossa escola fica numa região carente, mesmo assim nos espelhamos neles", afirma a orientadora pedagógica da Dagmar Ribas, Priscila Cabral. Não só ela, como também, outros professores, incluindo a atual diretora migraram da Maria Theodora e passaram a trabalhar desde 2010 na atual campeã paulista.

Os resultados do Ideb 2009 da escola Maria Theodora serviu de parâmetro para que a Dagmar Ribas enfrentasse as principais dificuldades dos alunos na própria escola. "Depois de analisar o índice deles, passamos a trabalhar de maneira focada aqui com os nosso alunos", afirma a coordenadora das séries finais do ensino fundamental da Dagmar Ribas, Sirley Costa.

Foi proposto auxílio para os alunos com deficiências de aprendizagem através de plantões de dúvidas particulares, aulas de reforço no horário extra-classe e exercícios simulados. "Já estamos preparando os alunos do 8º ano para o Ideb 2013", diz Sirley.

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