Escola da zona sul de SP lidera em séries iniciais do fundamental

Escola Estadual Doutor Luís Arrôbas Martins, na Vila Cruzeiro, conseguiu nota 8 no Ideb, divulgado nesta sexta-feira

Edgar Maciel, O Estado de S. Paulo

05 Setembro 2014 | 23h03

SÃO PAULO - A Escola Estadual Doutor Luís Arrôbas Martins, na Vila Cruzeiro, zona sul de São Paulo, conseguiu nota 8 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e, pelo segundo ano consecutivo, ficou na primeira posição nas séries iniciais do ensino fundamental. Em 2011, a nota foi 7,3, acima da meta para 2021. Com o novo resultado, supera o nível de 2030.

A regra é que os alunos aprendam Matemática e Português a partir de situações do dia a dia, sem se limitar às fórmulas tradicionais. Alunos com dificuldade são acompanhados de professores auxiliares, estudam em dupla e recebem reforço extraclasse com especialistas.

“A didática na escola é diferente. Todos os dias meu filho tem lição de casa e os professores pedem a interação dos pais. No fim de semana, o tema é lermos juntos, para ajudar no processo de alfabetização”, disse Eliane dos Santos Barreto, de 36 anos, mãe de um aluno. 

A direção também investe em avaliações diárias, formação dos professores e reuniões periódicas para criar novas didáticas. “Não precisa de ideias mirabolantes para dar certo. Não existe escola boa, mas, sim, bons alunos, bons professores e pessoas engajadas”, disse a coordenadora Ana Maria dos Santos. Para o próximo Ideb, a meta já está na cabeça: “Queremos alcançar 8,7”, disse a vice-diretora, Neide Mathias Prieto, vice-diretora. 

Mais conteúdo sobre:
Ideb

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.