É possível ensinar a empreender? Cursos podem ajudar
Conheça opções gratuitos e pagos, online e presenciais, que podem ser feitos nas férias para despertar e ensinar futuros empresários
Por Marcelo Burgos
Atualização:
SÃO PAULO - Em crises econômicas, a opção “empreender” sempre passa pela cabeça tanto de quem está desempregado como de quem tem uma vaga, mas fica apreensivo com a avalanche de demissões. Mas é possível aprender a empreender? É indicado se arriscar mesmo nesses tempos? Como saber se você se enquadra no perfil de empresário? E quais os primeiros passos para se ter um negócio?
Para quem busca respostas para essas perguntas, cursos de empreendedorismo, nos mais variados formatos, podem ajudar. Há desde opções gratuitas e online a outras mais elaboradas e pagas. Todas com o mesmo objetivo: mostrar caminhos de negócios para quem quer andar com as próprias pernas.
PUBLICIDADE
De acordo com André Luiz Moretto, coordenador da Unidade de Gestão de Produtos do Sebrae, aumentou a procura de pessoas físicas por cursos da entidade, que tem atuação nacional. “Comparando o período de janeiro a maio de 2015 com mesmo período de 2016, houve um aumento de 52% nos atendimentos a pessoas que querem empreender, frente a uma redução de 20% nos atendimentos diretos a empresas.”
O Sebrae é um agente de capacitação e de promoção do desenvolvimento, criado para dar apoio aos pequenos negócios em todo o País. Um bom começo para quem nunca pensou em ser seu próprio patrão é o curso online Empreendedorismo, oferecido pela entidade. Com apenas uma hora, que pode ser cumprida no ritmo escolhido pelo aluno, ajuda a entender as características básicas do empreendedor.
O Sebrae oferece ainda oficinas presenciais pagas, com seis horas de duração e enfoque eminentemente prático. “Essas têm três dias e ensinam o aluno a fazer um plano de negócio”, explica Moretto.
Para quem já está mais convencido a montar o seu negócio ou precisa dar um impulso na sua empresa, o Sebrae tem ainda um programa de uma semana, chamado Empretec. “Durante 60 horas distribuídas em seis dias, o aluno monta uma empresa, com limitações e acontecimentos possíveis na vida real. Ele aprende a superar seus limites, a enxergar oportunidades e a fortalecer suas habilidades.”
De R$ 6 mil a R$ 1,3 milhão: conheça 35 opções de franquias para investir
1 / 35De R$ 6 mil a R$ 1,3 milhão: conheça 35 opções de franquias para investir
Acquazero
A rede de lavagem de carros ecológica temduas unidades próprias e 90 franqueadas. Para investir, é preciso desembolsar de R$ 6 mil a R$ 55 mil e o fat... Foto: ReproduçãoMais
Pão Natureza
A franquia de venda de anúncios para sacos de pão em padarias já conta com 20 unidades e custaR$ 9 mil para o novo investidor e o retorno vem entre do... Foto: ReproduçãoMais
Quinta Valentina
A venda direta de sapatos femininos Quinta Valentinaexige um investimento a partir de R$ 16milpara quem deseja somar às 128 unidades franqueadas da re... Foto: ReproduçãoMais
Super Marido
A Super Marido realiza trabalhos de manutenção, construção e decoração imobiliária. O investimento mínimo na franquia é de R$ 20 mil. Atualmente, a ma... Foto: Reprodução/Super MaridoMais
Substância Gastronomia Light
Vender refeições prontas e congeladas com uma proposta natural e orgânica pode custar a partir de R$ 91 mil, incluindoa taxa de franquia, que pode var... Foto: DivulgaçãoMais
Franquia da Pizza
A Franquia da Pizza tem a opção de um trailer que exige investimento total entre R$ 30 mil e R$ 50 mil Foto: Reprodução
Franquias que deram certo
O Spa das Sobrancelhas tem atualmente 336 unidades franquadase o investimento para quem deseja abrir uma loja é de R$ 80 mil a R$ 167 mil. O faturamen... Foto: DivulgaçãoMais
Buddha Spa
Não é de hoje que o mercado de beleza é encarado com seriedade pelo empreendedor. Nos próximos anos, a Agência Brasileira de Desenvolvimento Industria... Foto: DivulgaçãoMais
Cacau Show
A marca de chocolates Cacau Show bateu a casa das milhares de lojas. Para ser o dono de uma das 1848unidades, os empresários desembolsaram uma quantia... Foto: DivulgaçãoMais
CNA
A escola de inglês CNA também figura entre os gigantes das franquias. O investimento gira entre R$ 123,2mil a R$ 535mil. Em todo o país, a escola soma... Foto: DivulgaçãoMais
Nutty Bavarian
Abrir um quiosque da Nutty Bavarian vai exigir um investimento de R$ 97 mil a R$ 108 mil, com retorno previsto em seis a 18 meses, de acordo com as in... Foto: Sergio de Castro/EstadãoMais
Molho Caseiro
Uma unidade dafranquia especializada em massas frescas, simples ou recheadas, e outros itens típicos da cozinha italiana exige, em seu formato mais si... Foto: DivulgaçãoMais
Maybelline New York
Abrir uma franquia em formato de quiosque da marca de maquiagenspode custar a quem deseja investirentreR$ 130 mile R$ 165 mil Foto: Reprodução
Chopp Brahma
O quiosque Chopp Brahma Expressoferece retorno financeiro entre 12 a 24 meses.A rede já conta com 244 unidades e oinvestimento oscila entre R$ 122 mil... Foto: Mais
Yázigi
Franquias no setor de educação sãoopções que não cobram royalties. A marca Yázigi conta com 277unidades franqueadas e o investimento total para adquir... Foto: Mais
Yoggi
Para abrir uma unidade darede de lojas de frozen iogurte Yoggi, é preciso desembolsar um investimentoentre R$ 140mil e R$ 357mil, que começa a retorna... Foto: ReproduçãoMais
Banca de Banana
As lojas de presentes criativos Banca de Bananaexige para novos franqueados um investimento total deR$ 146 mil Foto: Reprodução
Imaginarium
A Imaginarium é uma rede que começou em 1987 e começou a expandir pelo modelo de franquias em 1990. A rede conta com 177 unidades e o investimento nec... Foto: Mais
Grão Espresso
A franquia custa entre R$ 161 mil e R$ 251 mil com faturamento médio estimado em R$ 40 mil. Foto: Reprodução
CCAA
Para somar às 705unidades franqueadas daescola de idiomas CCAA, é preciso investir entre R$ 185mil eR$ 324,5mil, para um faturamento médio mensal de R... Foto: DivulgaçãoMais
Mahogany
A marca que trabalha com fragâncias, cosméticos para o corpo e cabelo, maquiagem, entre outros produtos relacionados à beleza, exige um investimento e... Foto: ReproduçãoMais
Big X Picanha
A hamburgueria Big X Picanha segue o conceito de fast food disseminado no País e propõe um faturamento mensal de R$ 60 mil a R$ 250 mil. A implementaç... Foto: José Patrício/EstadãoMais
Sorridents
Além das 16 unidades próprias, a Sorridents tem 160 unidades que funcionam sob o regime de franquias. Para investir é preciso desembolsar entre R$ 315... Foto: DivulgaçãoMais
Contém 1g
Abrir uma loja Contém 1g exige investimento inicial de R$ 240 mil a R$ 265 mil, com retorno em 24 a 36 meses e faturamento médio mensal de R$ 70 mil. Foto: Reprodução
Mundo Verde
Outra opção bastante popular é a franquia Mundo Verde, de produtos naturais. A rede conta com 380 unidades franqueadas e o interessado precisará desem... Foto: Mais
Havaianas
A marca Havaianas conta com 325unidades franqueadas, e comprar uma unidade custa R$ 345 mil. Todos os dados são fornecidos pela Associação Brasileira ... Foto: Mais
MMartan
A rede de utensílios para a casa MMartan começou a franquia em 2003 e estima o retorno para seus franqueados em até 36 meses. Quem deseja investir, va... Foto: Mais
Subway
O Subway está em todos os lugares. A lanchonete já inaugurou mais de 1913 lojas no Brasil, ao custo de R$ 312,5 mil a R$ 555 mil e um faturamento médi... Foto: DivulgaçãoMais
Morana
A rede de bijuterias, joias e óculos Morana conta com 289unidades franqueadas. Para quem pensa em investir, o valor total chega a R$ 390 mil - só de c... Foto: Mais
Amor aos Pedaços
Uma franquia da rede Amor aos Pedaços pode custar até R$ 466 mil, para um faturamento médio mensal de R$ 90 mil Foto: Reprodução
Vivenda do Camarão
A franquia da Vivenda do Camarão é uma das mais antigas do País. Para adquirir uma unidade é preciso desembolsar ao todo entre R$ 480 mil e R$ 627 mil... Foto: Mais
Spoleto
Com 339unidades inauguradas, o Spoleto requer um investimento total de R$ 480 mil a R$ 880 mil Foto: Divulgação
Dia%
Para abrir uma unidade do Dia% é necessário investir de R$ 615 mil a R$ 815 mil. O mercado possui 495 lojas em sua rede Foto: Divulgação
Giraffas
A rede Giraffas já se tornou uma gigante no segmento de alimentação no Brasil. São 37unidades próprias, 351franquadas e 10no exterior.O investimento t... Foto: Carla GuarilhaMais
Bob's
A quantidade de unidades pode ser sinônimo de sucesso quando o assunto é franquia. Para abrir um Bob's, por exemplo, é necessário o investimento de R$... Foto: DivulgaçãoMais
Clientes pequenos. Leandro Costa, de 25 anos, é sócio da Awdbusiness, agência de marketing digital focada em empresas pequenas e profissionais liberais que precisam ter atuação estratégica em websites, blogs e redes sociais. Com formação em Engenharia Mecânica, Leandro fez cursos que lhe deram segurança.
Publicidade
Mas faltava uma parte crucial, que era tornar viável o negócio do ponto de vista financeiro: formar preços, criar fluxo de caixa, elaborar contratos e, principalmente, desenvolver um modelo de negócio que permitisse cobrar valores acessíveis aos clientes sem comprometer a sobrevivência da empresa - que existe virtualmente nos home offices dos três sócios. Esses conhecimentos ele encontrou em cursos online da Endeavour, entidade global voltada para empreendedorismo, que oferece 18 módulos de ensino a distância, todos contendo de três a quatro horas de duração.
Segundo Camilla Junqueira, diretora de Cultura Empreendedora da Endeavour, um dos diferenciais dos cursos é que são ministrados por empreendedores da rede mundial da Endeavour, como Steve Blanket, professor das Universidades de Stanford e Berkeley. “São grandes especialistas que compartilham conteúdos, histórias e dicas relacionadas aos principais desafios do empreendedor.”
Cursos na internet. Uma das maiores plataformas de educação online é o Coursera, com cerca de 20 milhões de alunos no mundo. “Temos mais de 900 mil estudantes registrados no Brasil, que é nosso maior mercado na América Latina. Na região como um todo, são 2,9 milhões de alunos”, explica Carlos Pessoa, gerente regional da plataforma na América Latina.
83,7% dos universitários consideram a internet a principal fonte para buscar conhecimento
O Coursera oferece cursos de 145 das universidades mais renomadas do mundo, como a London Business School, e o empreendedorismo tem ocupado lugar de destaque na plataforma. “Qualquer um pode desenvolver as habilidades para iniciar e crescer uma startup, por exemplo. No último ano, em torno de 1 milhão de pessoas se matricularam em cursos relacionados a empreendedorismo”, diz o gerente regional da plataforma.
230 mil é o número de pessoas que o Empretec (Sebrae) já capacitou no Brasil todo
Pessoa acrescenta que o sucesso vem da combinação de aspectos teóricos com práticos. Um exemplo é o programa de empreendedorismo mais popular entre os estudantes brasileiros: O Empreendedorismo e as Competências do Empreendedor, produzido pelo professor Paulo Lemos, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Ilustrado com casos práticos, nos quais empreendedores de sucesso são convidados a dividir suas experiências, o curso é gratuito - se o aluno quiser certificado, paga taxa de US$ 29.