1. Usuário
Assine o Estadão
assine

Docentes cobram definição sobre USP Leste

Paulo Saldaña e Victor Vieira - O Estado de S. Paulo

07 Junho 2014 | 03h 00

Escola não colocou disciplinas do segundo semestre no sistema. Departamento recomenda não abrir vagas de Engenharia em 2015

SÃO PAULO - Professores da Universidade de São Paulo (USP) pressionam a reitoria por uma definição de onde ocorrerão as aulas do segundo semestre do câmpus Leste, interditado desde janeiro. A Comissão de Graduação da Escola de Artes, Ciências e Humanidades (Each), que faz parte da unidade, decidiu não cadastrar as disciplinas do próximo período sem que haja uma definição. Um departamento da Politécnica recomendou à direção da escola que o processo seletivo do curso de Engenharia da USP Leste não seja aberto no próximo ano.

A universidade aposta na liberação da área antes do início do segundo semestre. O contrato com a Unicid, faculdade particular que abrigou parte das atividades, termina em julho. Também termina o acordo com o Centro Paula Souza, que empresta salas da Faculdade de Tecnologia (Fatec) Tatuapé, na zona leste. A Justiça decidiu pela interdição por causa dos problemas ambientais da unidade.

SERGIO CASTRO/ESTADÃO
Câmpus Leste da USP está interditado desde janeiro

No caso da Each, se as disciplinas não forem para o sistema, os alunos não poderão se matricular. A unidade precisava registrar no sistema a oferta de matérias até 25 de maio. A Comissão de Graduação da Escola já discutiu o adiamento do segundo semestre para 2015, mas não houve essa decisão.

Na Poli, que passou a oferecer na USP Leste o curso de Engenharia da Computação - ênfase em Sistemas Corporativos - a partir deste ano, a dúvida envolve não só questões de infraestrutura, mas também a disponibilidade de professores. O curso é vinculado ao Departamento de Engenharia da Computação e Sistemas Digitais, que entregou recomendação à direção sobre a não abertura de processo seletivo.

“O não provimento dos requisitos (recursos humanos e infraestrutura física) impede que uma nova turma seja levada a cabo com padrão de qualidade e excelência”, diz o documento, ao qual o Estado teve acesso. “Este conselho recomenda que não se abra o processo de ingresso no próximo vestibular.” 

Cargos. Por causa da interdição da USP Leste, as aulas do curso têm ocorrido na Cidade Universitária, na zona oeste. O diretor da Poli, José Roberto Piqueira, afirma que o comunicado expõe preocupação do corpo docente, mas descarta qualquer possibilidade de não haver vestibular. “O departamento está muito preocupado com a possibilidade de ter um curso na zona leste não compatível com a qualidade dos cursos habituais da Poli”, diz. “Porque há perspectiva que alguns cargos não sejam atendidos e a infraestrutura não exista momentaneamente.” Por causa da crise financeira, a reitoria suspendeu a distribuição de 500 cargos.

Para que não houvesse abertura de vagas, a decisão teria de passar pela Congregação da Poli e pelo Conselho Universitário. A reitoria informou que, para o próximo vestibular, não daria tempo de passar por todas as instâncias. A assessoria de imprensa da USP afirmou que todas as medidas solicitadas pelo Ministério Público Estadual para a descontaminação do terreno estão sendo tomadas.

Você já leu 5 textos neste mês

Continue Lendo

Cadastre-se agora ou faça seu login

É rápido e grátis

Faça o login se você já é cadastro ou assinante

Ou faça o login com o gmail

Login com Google

Sou assinante - Acesso

Para assinar, utilize o seu login e senha de assinante

Já sou cadastrado

Para acessar, utilize o seu login e senha

Utilize os mesmos login e senha já cadastrados anteriormente no Estadão

Quero criar meu login

Acesso fácil e rápido

Se você é assinante do Jornal impresso, preencha os dados abaixo e cadastre-se para criar seu login e senha

Esqueci minha senha

Acesso fácil e rápido

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Cadastre-se já e tenha acesso total ao conteúdo do site do Estadão. Seus dados serão guardados com total segurança e sigilo

Cadastro realizado

Obrigado, você optou por aproveitar todo o nosso conteúdo

Em instantes, você receberá uma mensagem no e-mail. Clique no link fornecido e crie sua senha

Importante!

Caso você não receba o e-mail, verifique se o filtro anti-spam do seu e-mail esta ativado

Quero me cadastrar

Acesso fácil e rápido

Estamos atualizando nosso cadastro, por favor confirme os dados abaixo