Campeãs de acertos e erros do Enem 2010

Professores analisam as questões do Enem 2010 mais difíceis e mais fáceis para os candidatos de São Paulo (referência é o caderno azul)

Estadão.edu,

25 Setembro 2012 | 00h43

Ciências Humanas

Só 10% dos alunos acertaram o item 18, sobre tradições tupi-guarani. ‘O tema ainda não é detalhado nos livros didáticos’, diz Wanderley Scatolin, do CPV.

 

 

 

Matemática

O gráfico do item 163, de matemática, até tentou ajudar, mas só 12% acertaram. ‘É um teste fácil, o que mostra o despreparo dos alunos’, diz Giuseppe Nobilioni, do Objetivo.

 

 

 

Ciências da Natureza

88% dos alunos acertaram o teste 49, sobre as causas do aparecimento de cáries dentais

Na questão 51, era preciso interpretar um texto sobre como os índios ticunas observam o fenômeno do ciclo do carbono na natureza. Só 13% acertaram. ‘A maioria não soube aplicar o conteúdo ao contexto, mostrando falha de interpretação’, diz o professor particular José Eduardo Biasoto.

Códigos e Linguagens

A questão 109, sobre o uso de bate-papo virtual, foi respondida corretamente por 82% dos alunos

O item 128, baseado em trecho de ‘Quincas Borba’, de Machado de Assis, derrubou quase 9 entre 10 candidatos. Eduardo Calbucci, do Anglo, não ficou surpreso. ‘É um texto literário difícil e pouco lido pelos alunos numa questão que pedia uma análise mais sofisticada da obra’, afirma.

 

Mais conteúdo sobre:
Enem questões provas erros acertos

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.