Estadão - Portal do Estado de S. Paulo

.Edu

Educação » Brasil será sede da RoboCup, Copa do Mundo de robótica

.Edu

Educação

unesp

Brasil será sede da RoboCup, Copa do Mundo de robótica

Expectativa é de que evento leve, em 2014, cerca de 4 mil cientistas e acadêmicos a João Pessoa

0

Assessoria de Imprensa da Unesp

25 Junho 2012 | 19h19

A proposta brasileira para sediar a RoboCup 2014, a copa do mundo de robótica foi aprovada pela RoboCup Federation. O evento ocorrerá em julho de 2014, logo após a Copa do Mundo de futebol, em João Pessoa (PB).

João Pessoa concorreu com Fortaleza e outras cidades asiáticas. O congresso e a copa vão levar à Paraíba 4 mil pessoas entre cientistas e comunidade acadêmica de todo o mundo e se tornará o maior evento internacional já realizado no Estado. 

O professor de robótica da Unesp Alexandre da Silva Simões destacou a importância do evento que, assim como a Copa do Mundo, deixará o Brasil em evidência durante os meses de junho e julho de 2014. “É a primeira vez que o Brasil será sede de um dos maiores encontros de tecnologia do mundo, particularmente conhecido pela plataforma do Futebol de Robôs, motivo de seu forte vínculo com a Copa do Mundo de futebol.”

A competição é apoiada pelo Ministério do Esporte, governo da Paraíba e prefeitura de João Pessoa, além do Convention Bureau daquela cidade. A aprovação foi possível graças a uma parceria entre professores de robótica de diversas universidades brasileiras, como Unesp, FEI, UFRN,Ufes, UFSJ, UFCG e Uneb, e apoiada por mais de 60 pesquisadores da Sociedade Brasileira de Automática (SBA) e da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Mais conteúdo sobre:

Encontrou algum erro? Entre em contato

O Estadão deixou de dar suporte ao Internet Explorer 9 ou anterior. Clique aqui e saiba mais.