Após adiamentos, aulas da Uerj vão começar na próxima segunda-feira

Ano letivo foi adiado por 82 dias sob argumentação de que falta de serviços básicos comprometia manutenção das atividades

PUBLICIDADE

Por Fabio Grellet
Atualização:
Universidade do Estado do Rio de Janeiro enfrenta grave crise financeira Foto: Divulgação

RIO - A direção da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) decidiu iniciar as aulas de 2017 na próxima segunda-feira, dia 10. Previsto para começar em 17 de janeiro, o ano letivo foi adiado por 82 dias sob alegação de que, sem serviços de limpeza e segurança, entre outros, comprometidos pela falta de pagamento pelo governo estadual, o câmpus não oferecia condições para receber os alunos.

PUBLICIDADE

Inicialmente as aulas foram adiadas semana a semana - para o dia 23 de janeiro, 30 do mesmo mês, 6 de fevereiro, 13 e assim por diante. Depois, o adiamento foi estendido de forma indefinida, e irritou o governador Luiz Fernando Pezão (PMDB), que chegou a tentar cortar o salário de professores e funcionários. Muito criticada no meio acadêmico, a medida acabou proibida pela Justiça.

Em nota divulgada nesta sexta-feira, 7, a reitoria da Uerj informa o retorno às aulas na segunda-feira e afirma que dois aspectos fundamentaram essa decisão: "o significativo avanço no restabelecimento das condições mínimas de limpeza, manutenção de elevadores e segurança e a preocupação com o enorme prejuízo que os sucessivos adiamentos vêm impondo aos estudantes de graduação e do Colégio de Aplicação".

"Apesar de não ter ocorrido o pagamento das bolsas estudantis, em particular das bolsas-permanência; apesar de não ter sido divulgado o calendário para pagamento dos salários dos servidores docentes e técnico-administrativos, por seu caráter, inclusive, de viabilização da frequência à Universidade, o que é essencial para a restauração da plena normalidade do nosso cotidiano, a Reitoria optou pela retomada das aulas", afirma a nota. "Reitera contudo a grande preocupação de toda a comunidade acadêmica com essa devida regularização", completa a reitoria da Uerj.

As aulas que vão começar são referentes ao segundo semestre de 2016. Paralisações ocorridas no ano passado impediram que aquele período escolar fosse cumprido.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.