PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Dilemas no laboratório

Aluna de Biomedicina da Unifesp fala de sua participação em projeto de pesquisa sobre Doença de Parkinson.

Por Colégio Vital Brazil
Atualização:

Giovana Gonçalves Gallo está no terceiro ano de faculdade e enfrenta seu primeiro dilema profissional. Ela entrou no curso de Biomedicina da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) em 2015. Em pouco tempo, tornou-se bolsista de iniciação científica, colaborando com um projeto da professora Regina Helena da Silva, responsável pelo Laboratório de Neurociência Comportamental. Regina estuda a Doença de Parkinson (DP) - mais especificamente, ela tem buscado validar modelos animais para pesquisas sobre DP.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

"Para o estudo de algumas doenças e tratamentos, é necessário o uso de animais experimentais", explica Giovana. Na pesquisa em questão, tratam-se de ratos. Ela diz que três critérios definem um modelo animal válido para pesquisa: que os animais apresentem sintomas semelhantes aos dos humanos (no caso, deficits motores e cognitivos); que tais sintomas tenham a mesma causa etiológica (perda progressiva e irreversível de neurônios dopaminérgicos); e que os animais afetados respondam de forma similar a humanos ao mesmo tratamento (à base de L-DOPA, hoje o fármaco mais utilizado na clínica). O modelo animal do laboratório já havia atendido aos dois primeiros critérios; faltava testar se ele reagiria à L-DOPA. Foi onde Giovana entrou.

Ao longo de um ano, Giovana ajudou a professora a testar a hipótese. "A ideia não era testar o remédio, mas o modelo animal", esclarece. Ela explica que, embora a eficácia da L-DOPA seja conhecida, um modelo continua sendo necessário para novos estudos. "Até porque a L-DOPA atenua os sintomas, mas não cura a doença". Se o modelo é validado, porém, pode-se usá-lo para entender melhor as causas da doença e, quem sabe, encontrar formas de preveni-la ou curá-la.

A pesquisa foi ao encontro do que Giovana buscava ao escolher a área de Saúde: "a possibilidade de ajudar pessoas". "Foi uma experiência muito relevante para meu futuro profissional e crescimento pessoal", reconhece a jovem, que pode ser encontrada como GALLO, G. G. no sistema Lattes de currículos acadêmicos, no qual já registra participação em seu primeiro congresso acadêmico, com a apresentação dos resultados de sua pesquisa. Mas o trabalho com animais lhe foi desconfortável. Ainda que todo projeto seja aprovado por um comitê de ética no uso de animais, aquele não pareceu ser o seu caminho. E é esse o dilema.

Hoje, Giovana tem se aproximado, como observadora, de projetos com voluntários humanos nas áreas de cognição e memória. Mas nem sabe mais se quer atuar em pesquisa.

Publicidade

O que ela sabe - e isso é evidente em sua fala - é que se sente preparada para o mundo acadêmico. Atribui ao Vital uma formação acima da média e o desenvolvimento do pensamento crítico. Hábito que pode até fazê-la hesitar de vez em quando, mas que dificilmente interromperá o seu avanço.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.