PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Avaliação docente como instrumento de formação continuada

"... não existem políticas capazes de melhorar as escolas se as pessoas que lá trabalham não dominarem o conhecimento e as competências de que necessitam." (Darling-Hammond - 2010).

Por Colégio Vital Brazil
Atualização:

As palavras de Hammond indicam que a eficácia da educação em geral está centrada, principalmente, em cada professor em particular. Não é novidade que professores bem preparados conseguem lançar mais desafios intelectuais e ajudar o aluno a desenvolver o máximo de seu potencial.

Há uma construção idealizada desse profissional e dos resultados que ele deve produzir. Entretanto, faltam explicitação e critérios que permitam tanto ao professor quanto ao coordenador oferecer uma abordagem objetiva da qualidade e da pertinência do trabalho desenvolvido. Na maior parte das vezes, o coordenador fundamenta seus relatórios na observação e escuta geral dos alunos e das famílias.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Há diversas formas para identificar e acompanhar o desempenho profissional, uma delas é a avaliação docente em uma perspectiva de fazer uma reflexão acerca de práticas e conhecimentos que podem ser melhorados e também que já estão em um patamar desafiador.

Segundo Fernandes1, "o sistema de avaliação cria uma oportunidade de desenvolvimento profissional que pode contribuir significativamente para melhorar a vida pedagógica das escolas e a qualidade do serviço que prestam à sociedade em que se inserem".

Assim, nesta época em que os resultados educacionais tornam-se uma exigência e a educação supera um traçado puramente empírico, ou seja, apoiada apenas em experiências vividas e senso comum, a avaliação, de modo geral, torna-se um instrumento essencial para abraçar medidas cientificamente apuradas.

Publicidade

Buscando a origem da palavra "avaliar" no latim (a + valere), que traz no seu significado a ideia de atribuir valor e mérito ao objeto de estudo, é perceptível que diariamente tomamos decisões pautadas em nossos conhecimentos, e podemos dizer que quanto maior o conhecimento, mais aprimorada e criteriosa fica a análise e a tomada de decisão frente às situações que nos são desveladas.

A avaliação docente, nessa abordagem, funciona como feedback do trabalho do professor durante o período letivo. Com isso, muitas vezes, ocorre a orientação de forma objetiva e pontual sobre as expectativas de seu desenvolvimento profissional. Em muitos casos, o processo de seleção de professores não oferece subsídios para garantir que o profissional poderá adaptar-se e responder às expectativas da instituição, bem como garantir que a instituição corresponderá aos anseios do professor. Faz-se necessário lembrar que a formação docente é um processo contínuo e permanente, por conseguinte, a avaliação também deve sê-lo.

Avaliar envolve escolhas e julgamentos a partir de critérios que permitam traduzir quais os valores desejados. A começar pelo nível de formação e experiência do professor, a avaliação deve incluir características gerais da "personalidade" que virão ao encontro das relações impostas pelas atividades educacionais: relação com os alunos, com os pares, com a comunidade e com o próprio campo de conhecimento.

A avaliação de desempenho docente é um tema que pode subsidiar alguns pressupostos. Segundo Romero2, quando bem preparada, sabendo o que se pretende avaliar e com critérios bem definidos, a avaliação docente fornece subsídios para importantes decisões posteriores, como:

a) Melhoria no desempenho: oportunizando a intervenção com ações específicas;

Publicidade

b) Necessidade de treinamento e desenvolvimento: a avaliação dá informações sobre quais áreas precisam de treinamento e formação, de forma mais direta;

c) Plano de Carreira: orienta as decisões evitando parcialidades e discriminações;

d) Retorno para o processo de seleção: possibilidade de ajudar na contratação de profissionais que atendam ao perfil desejado pela instituição.

e) Avaliação institucional: diante da avaliação dos profissionais, obtém-se um perfil global do desempenho da instituição, que pode auxiliar na elaboração de projetos de aprimoramento do que se fizer necessário.

Esse instrumento deve ser útil à revisão da própria prática, atualização constante dos conhecimentos necessários para a docência e de conhecimentos de diferentes naturezas, de forma que essas mudanças, vividas, sejam compreendidas e contextualizadas.

Publicidade

A avaliação é importante durante todo o processo educativo, porém só será eficaz se for um constante trabalho de ação-reflexão-ação.

Assim podemos dizer que o resultado final de uma avaliação que considera o professor, o desenvolvimento e o aperfeiçoamento profissional como focos, visa à melhoria do processo de aprendizagem do aluno, que é o maior objetivo de isso tudo acontecer.


1 Fernandes, Domingos - Avaliação do desempenho docente: desafios, problemas e oportunidades - Texto Editores - 2008.

2 Romero, Sonia M. Thater - A avaliação de desempenho como instrumento de capacitação docente dos cursos de graduação.

Solange Frasca

Publicidade

Coordenação Pedagógica do Ensino Médio.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.