Foto do(a) blog

Blog dos Colégios

Programa de alfabetização de funcionários da Stance Dual

Na perspectiva da Stance Dual School, a comunidade escolar envolve direta ou indiretamente funcionários, pais e alunos. Todos estes são considerados agentes educativos corresponsáveis por colocar em prática a missão escolar. Assim, composta por profissionais com diferentes formações, a escola preocupa-se sempre em agenciar os múltiplos espaços e as diversas relações.

PUBLICIDADE

Por Stance
Atualização:

Com o objetivo de colaborar com o desenvolvimento de seus funcionários, a Stance incentiva todos a participar de cursos e atividades de formação, internas ou externas. Buscando a interação e a troca de conhecimento entre as equipes dos variados segmentos, propõem-se também constantes encontros pedagógicos, além de reuniões integradas para que os princípios e as ações da escola sejam alinhados em conjunto. Outra prática comum, que visa ao desenvolvimento das equipes, é a integração em atividades esportivas opcionais (futebol, vôlei e dança) após o período de trabalho e em eventos sociais, criando-se a possibilidade de desfrutar de momentos de lazer coletivos.

 Foto: Estadão

Foi nesse contexto que se criou também, há dois anos, o Projeto de Alfabetização dos Funcionários que não tiveram oportunidade de frequentar o ensino regular.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

As aulas acontecem semanalmente e o primeiro e grande desafio do professor é transmitir confiança aos alunos e mostrar que eles são capazes de ler e escrever. Dessa forma, pensando em uma educação democrática e libertadora e considerando as necessidades pessoais e sociais, as aulas vão além de um aprendizado meramente linguístico. Cada encontro é planejado com o objetivo de valorizar o conhecimento e experiência de cada um, procurando motivar os alunos e dar condições para que ampliem seus conhecimentos e possam utilizá-los no dia a dia.

Nesse contexto, uma experiência muito interessante foi trabalhar com o gênero cartão na ocasião do aniversário da Stance Dual e da Diretora da escola. Num primeiro momento, a professora levantou os conhecimentos prévios dos alunos quanto às especificidades do gênero como, por exemplo, as situações em que podemos ou devemos utilizá-lo e quais as mensagens que queremos passar.

 Foto: Estadão

Em seguida, o tempo foi destinado a discutir a estruturação do texto a partir das ideias dos alunos, até finalmente realizarem a escrita do cartão. Com o apoio da professora e das informações expostas no quadro, cada um escolheu a mensagem que gostaria de passar e escreveu um cartão que foi entregue à Diretora.

Publicidade

 Foto: Estadão

O projeto tem sido um sucesso, motivando os funcionários-alunos e abrindo para eles novas possibilidades de capacitação e participação social. Inclusive, a próxima etapa desses estudos já está traçada: daremos início à inclusão digital. Assumir responsabilidades e agir criticamente nas questões sociais, culturais e ambientais da sociedade contemporânea é uma das missões da Stance Dual School, e este é mais um dos meios que nos permitem colocar essa missão em prática para além do projeto pedagógico desenvolvido diariamente com os alunos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.