Esqueceram a educação

No primeiro turno das eleições, a educação - junto com a saúde e a segurança - ocupava destaque entre os temas mais abordados. Agora, no segundo turno (e com as velhas promessas de sempre), o tema em questão é traduzido em dados - alguns duvidosos - que só aparecem nos debates como forma de "enfeitar" gestões passadas. Porém, não precisa ser estudante para conhecer a realidade: a prova do Enem é mal estruturada e as escolas públicas do estado de São Paulo não são "referências de ensino para o país".

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Mas o maior problema está por vir. Questões primárias, como a qualidade do ensino público, estão dando lugar a temas sensacionalistas que envolvem calorosos debates envolvendo padres, pastores e afins. Ou seja, além de esquecer o princípio básico do laicismo do Estado, a população também é levada a refletir sobre assuntos que não passam de um segmento populista das propagandas eleitoreiras.

PUBLICIDADE

Ora, como podemos discutir assuntos complexos, como a legalização do aborto e da maconha, se nem sequer temos educação de qualidade? Como é possível discutir tais temas, se ainda temos analfabetos, crianças fora da escola, cidades sem biblioteca?

Do que mais se precisa? Que os problemas gerados pelo nosso péssimo sistema educacional tornam-se mais visíveis? E não estão? A violência não é uma delas?

Espero que as minhas perguntas não ecoem no departamento oficial do descaso.

Bianca estuda por conta própria para entrar em Letras

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.