PUBLICIDADE

Disciplinas na Pós, elas ainda existem

A pós-graduação é um título e como tal exige que o candidato cumpra créditos em diversas disciplinas. Elas mudam de cara da graduação para a pós, mas continuam sendo exigidas. As disciplinas da pós, em geral tem uma menor carga horária, e muitas não têm as provas clássicas, mas elas condensam uma  quantidade maior de matéria. E as provas (muitas são projetos ou seminários) parecem inocentes mas exigem um trabalho muito maior do que a maior parte das provas decorebas da graduação.

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Apesar da maior exigência nas disciplinas elas são, em geral, mais interessantes. São aprofundamentos em temas que são do seu interesse, muitas relacionadas intimamente com seu projeto (ver o meu post de 2 semanas atrás sobre o Nicholls), mas algumas são simplesmente obrigatórias e você deve fazê-las mesmo que não seja lá tão interessante.

PUBLICIDADE

E como todo bom aluno, ainda deixamos os trabalhos para serem feitos próximos da data limite, só que agora temos experimentos e outras obrigações mais para ocupar nossos dias. Parece pouca coisa, um projetinho, 10 páginas, você conhece o assunto. Agora adicione nas 10 páginas a profundidade exigida, a bibliográfica que você deve citar em cada afirmação para provar seu ponto e a necessidade de tirar um ótima nota (afinal a disciplina é sua especialidade) e temos um problema que demora vários dias para ser resolvido e que dará muito trabalho. Agora, vou escrever meu projeto, para que ele chegue ao fim antes que o prazo o faça!

Bruno Queliconi é doutorando no Instituto de Química da USP

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.