As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

USP recebe mostra alemã sobre o futuro dos mares

Durante o evento, também serão realizadas sessões sobre programas de bolsa de fomento para estudo e pesquisa na país europeu.

Redação Estadão.edu

16 Setembro 2014 | 15h44

O Museu Oceanográfico da Universidade de São Paulo (USP) receberá, entre os dias 25 de setembro e 18 de outubro, exposição científica gratuita ao público que trata do futuro dos mares. A mostra “Future Ocean” vai exibir os resultados de pesquisas interdisciplinares realizadas pelos cientistas de Kiel, na Alemanha, sobre as mudanças pelas quais os ambientes marinhos vêm passando nos últimos anos.

Os pesquisadores estudam as alterações desses ecossistemas e suas consequências para a humanidade em parceria com colegas de vários países, incluindo o Brasil. Durante o evento, também serão realizadas sessões sobre programas de bolsa de fomento para estudo e pesquisa na país europeu.

Na exposição, um globo terrestre em alto relevo recepciona os visitantes. Em seguida, os módulos explicam a acidificação dos oceanos e seus impactos para os organismos marinhos, gestão sustentável da pesca, monitoramento dos oceanos e de suas correntes, elevação dos mares e gestão de zonas costeiras, exploração de recursos minerais e acúmulo de lixo nos mares, sobretudo plásticos.

O acervo reúne rochas raras retiradas de ambientes a mais de 4.000 metros de profundidade, como nódulos de manganês, hidratos de metano congelado – substâncias inflamáveis que poderão servir de fonte energética no futuro – e fumarolas negras, verdadeiras chaminés submarinas que ajudam a formar estruturas ricas em minérios.