'Questão de literatura já era esperada', diz professor do Cursinho da Poli sobre enunciado que relacionou dois dos livros exigidos

A questão de número 9, que relacionou trechos e características de Viagens na minha terra, de Almeida Garrett, e de Memórias Póstumas de Brás Cubas, de Machado de Assis, já era esperada. Ao menos é o que afirma André Valente, professor de português do Cursinho da Poli. "As digressões presentes nas duas obras é a principal relação feita pela própria crítica literária", diz.

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Apesar disso, Valente elogia a avaliação e reconhece que ela foi bastante abrangente e diversificada no que diz respeito a cobrança de conteúdos e textos adotados. "A prova seguiu a tendência dos grande vestibulares e cobrou não só gramática, mas interpretação de texto e literatura", afirma.

PUBLICIDADE

Alessandro da Silva Menezes, professor de matemática, acha que o mesmo ocorreu nas questões de exatas. "Os conteúdos foram bem distribuídos, de modo que grande parte do programa do ensino médio foi cobrado", diz.

Menezes ressalta que a maioria dos enunciados de matemática foram contextualizados. "Normalmente, isso não interfere, no nível de dificuldade das questões, mas auxilia os alunos a perceberem a aplicação prática de conceitos matemáticos", afirma.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.