PUBLICIDADE

Professor do Objetivo diz que questões da Unicamp estavam 'densas'

Nelson Dutra, professor de português do Objetivo, avaliou a prova de segunda fase da Unicamp como uma prova exemplar no que diz respeito à cobrança de conteúdos de língua portuguesa. "É um exame que exige que os alunos saibam ler o mundo e ler também criticamente os livros", afirma.

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

O único problema a seu ver, no entanto, foi a "densidade" da avaliação. "Algumas questões são densas a ponto do espaço destinado a suas resoluções serem insuficientes para respostas completas", diz. O professor cita como exemplo a questão de número 11, que levanta questionamentos sobre Memórias de um Sargento de Milícias. "Para responder de modo completo, neste caso, o aluno deveria fazer três dissertações pequenas explicitando características do romantismo brasileiro, dos personagens e do enredo do livro", diz.

PUBLICIDADE

Na sua opinião, a densidade das questões deve ter refletido, diretamente, na administração do tempo para a resolução das questões. "Acredito que os vestibulandos tenham se sentido sufocados pelo tempo", diz.

Para Gregorio Krikorian, professor de matemática do Objetivo, a prova de exatas foi "trabalhosa" e "difícil". "Esta foi uma avaliação destinada a alunos qualificados, independente da área escolhida", afirma. O professor, no entanto, reconhece que os alunos de Humanas devem ter enfrentado algumas dificuldades. "Os conhecimentos cobrados não são imediatos, mas, sim, específicos de cada um dos temas abordados", diz.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.