PUBLICIDADE

Post-its em turco

* Por Victória Bragatto, de 16 anos. Aluna do ensino médio em Vitória (ES), está na Turquia fazendo intercâmbio desde novembro pela American Field Service

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

"O caminho até a Turquia foi cheio de pedras, mas estar finalmente aqui é incrível. Melhor: estar aqui é ouvir, quando menos se espera, o chamado para oração vindo de alguma mesquita; é começar cada dia com um bom çay e se surpreender sempre com o quão simpáticas as pessoas podem ser.

Eu moro em Eski?ehir, na Anatólia Central, uma cidade quase que no meio do caminho entre Istambul e a capital, Ancara. O nome significa "cidade velha", mas ela é conhecida como "a cidade dos estudantes": duas grandes universidades da Turquia ficam aqui e muitas pessoas vêm para cá estudar.

PUBLICIDADE

Apenas dois dias depois que cheguei fui para a escola pela primeira vez, e então eu entendi o que é ser brasileira na Turquia (apesar de ouvir, mais de uma vez, que tenho cara de turca!): Fenerbahçe, Alex de Souza, carnaval e Adriana Lima! No time de futebol de minha cidade, o Eskisehirspor, jogam dois brasileiros. Todas as meninas da minha classe pedem para que eu as ensine a sambar, e mais de uma vez ouvi música brasileira na rádio daqui - "Bate forte o tambor..."

Na minha segunda semana aqui ocorreu o Festival do Sacrifício (Kurban Bayram?). Pela tradição, cada família deveria sacrificar um animal e oferecer a carne aos pobres, como forma de celebrar a aceitação de Abrãao em sacrificar o próprio filho segundo a vontade de Deus. Hoje em dia, no entanto, o sacrifício não é mais tão comum (a minha família e a maioria das famílias que conheci aqui não fazem isso). Mas a caridade permanece e essas famílias escolhem doar dinheiro ou comida. De qualquer maneira, como era feriado, tivemos três dias sem escola além do fim de semana e meus pais me levaram para conhecer os parques da cidade e também para ver o mar em Mudanya. No Bayram, pela primeira vez comi simit, um pãozinho com gergelim, e muuuuuuito baklava - um doce em camadas feito de pistache ou nozes.

Por fim, a língua - é muito diferente, sim, e no começo tive a sensação de que não ia aprender nunca. Mas eu não poderia pedir por uma família e amigos mais incríveis: meu quarto turco é decorado por post-its com os nomes dos objetos e na escola me chamam para jogar forca com palavras bem simples. Tudo ajuda, e pouco a pouco a gente vai se entendendo. E meu amor por esse lugar só cresce!"

Publicidade

Veja também:

Neva em IstambulIntercambistas contam suas experiênciasProgramas de intercâmbio na ÁsiaLeia mais notícias sobre intercâmbio

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.