As informações e opiniões formadas neste blog são de responsabilidade única do autor.

Natal de muita neve

Redação

28 Dezembro 2011 | 18h44

* Por Lillian Vilas Boas, de 15 anos. Cursa o ensino médio em Salvador (Bahia) e faz intercâmbio na Finlândia desde agosto pela AFS Intercultura Brasil

Decorando_biscoitos_de_gengibre._600.jpg

Desde que cheguei aqui identifiquei as três frases preferidas dos finlandeses para um intercambista: “Por que a Finlândia?!” (a pergunta sem resposta), “Se você acha isso frio, prepare-se para o inverno!” e “Ah, o Natal, espere o nosso Natal e verá a real beleza finlandesa!”. Então posso dizer que já esperava ansiosamente por um maravilhoso dezembro, frio e encantado pelo espírito natalino.

Aproveitando_o_outono__enquanto_ainda____tempo__600.jpg

Me enganei. Dezembro chegou e a escuridão ainda tomava conta até mesmo do dia. Falava com as pessoas e o assunto era, na maioria das vezes, como o inverno do ano passado foi rígido e cheio de dias de neve ensolarados e como este ano estava sendo uma decepção. “Cadê a neve?!” era uma reclamação que já não aguentava mais ouvir, portanto passei a repetir!

Decora____o_natalina._600.jpg

Mas tudo mudou na véspera da independência do país (6 de dezembro). Estava conversando com a minha mãe hospedeira sobre como todos estavam mal-humorados com a estação escura. A verdade é que a falta de sol interfere no humor e ela disse que a neve clareia os dias, e essa claridade reflete inexplicavelmente nas pessoas. Ela sugeriu, então, que aproveitássemos um pouco do resto de um raro dia de sol e fôssemos caminhar. Coloquei meu casaco, e quando me virei para porta, eu vi, caindo suavemente, a neve pela primeira vez. Minha reação foi tão eufórica que minha mãe veio conferir se estava tudo bem comigo. E com pouco tempo comprovei que, sim, a neve faz toda a diferença.

Ainda_pouca_neve._Hasteamos_a_bandeira_por_causa_da_independ__ncia_da_Finl__ndia__evento_muito_respeitado_por_aqui._600.jpg

A partir daí o espírito do Natal tomou conta de todos. Ele estava mais próximo do que nunca, e com a nevasca que encheu tudo de neve e tantas luzinhas não pude resistir à felicidade mais natural que já vivenciei. Tivemos algumas oscilações na quantidade de neve, e não tivemos um frio de verdade (acredite, variar de -9.º para 0.º centígrados promove um calor muito confortável aqui), mas desde que tenhamos um pouquinho de neve nos cantos, a alegria e a ideia de que o Papai Noel vai te presentear continuam!

Primeiro_dia_de_neve__600.jpg

Agora posso dizer que a Finlândia faz jus ao título de terra do Natal. A maior diferença não está no Natal que se vê, mas no que se sente. É perceptível como as pessoas tentam ser o melhor de si só para o Natal, e elas tentam deixar tudo em volta tão bem quanto elas se sentem (pela primeira vez, desses quase 5 meses aqui, arrumamos a casa!).

Nosso_pinheiro_de_natal._Tiramos_este_da_floresta_da_fam__lia__e_tivemos_que_ser_bem_seletivos__600.jpg

Então, desejo a vocês um feliz Natal atrasado, e tenham a certeza de que vou levar comigo esse grande e incrível espírito natalino para espalhar para cada família quando voltar ao Brasil.

Primeiro_boneco_de_neve_600.jpg

Veja também:

Intercambistas contam suas experiências
Programas de intercâmbio na Europa
Leia mais notícias sobre intercâmbio