PUBLICIDADE

Inscrições para o vestibular 2018 da Unicamp estão abertas

Prazo se encerra no dia 31 de agosto - primeira fase ocorre em 19 de novembro; universidade oferece 3.340 vagas em 70 cursos

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Atualizado às 11h22

CAMPINAS - A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) abriu nesta segunda-feira, 31, as inscrições para o vestibular 2018. Para participar do processo seletivo, os candidatos devem acessar o site da Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) até as 23h59 do dia 31 de agosto e preencher um formulário disponível na página.

A primeira fase do exame ocorre em 19 de novembro ( Foto: JF Diório/Estadão)

PUBLICIDADE

O vestibular oferece 3.340 vagas em 70 cursos. A taxa de inscrição custa R$ 165 e deve ser paga até 1º de setembro.

A primeira fase do exame ocorre em 19 de novembro, um domingo. Já a segunda etapa será nos dias 14, 15 e 16 de janeiro.

Antes da primeira fase, haverá provas de habilidades específicas para candidatos aos cursos de Música (a etapa 1 será entre 11 e 18 de setembro; a etapa 2, de 15 a 16 de outubro). Para os demais cursos que exigem provas específicas (Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança), as provas ocorrerem de 22 a 25 de janeiro.

Publicidade

A divulgação do resultado primeira chamada do vestibular será em 8 de fevereiro.

Sedes

A Unicamp informou que voltará a aplicar as provas de seu vestibular em Belo Horizonte e Fortaleza. Fora do Estado de São Paulo, Brasília será a outra capital que receberá o vestibular.

Em São Paulo, a Unicamp aplicará o exame em 31 cidades: Araçatuba; Avaré; Bauru; Botucatu; Bragança Paulista; Campinas; Franca; Guaratinguetá; Guarulhos; Indaiatuba; Jundiaí; Limeira; Marília; Mogi das Cruzes; Mogi Guaçu; Osasco; Piracicaba; Presidente Prudente; Registro; Ribeirão Preto; Santo André; Santos; São Bernardo do Campo; São Carlos; São João da Boa Vista; São José do Rio Preto; São José dos Campos; São Paulo; Sorocaba; Sumaré; e Valinhos.

Leitura obrigatória

Publicidade

Para o próximo vestibular, a Unicamp cobra a leitura de 12 obras. Confira abaixo a lista:

POESIA Luís de Camões, Sonetos. Jorge de Lima, Poemas Negros.

CONTOS Clarice Lispector, Amor, do livro Laços de Família. Guimarães Rosa, A hora e a vez de Augusto Matraga, do livro Sagarana. Monteiro Lobato, Negrinha, do livro Negrinha. Machado de Assis, O espelho.

TEATRO Dias Gomes, O bem amado.

ROMANCES Aluísio Azevedo, O cortiço. Camilo Castelo Branco, Coração, cabeça e estômago. Érico Veríssimo, Caminhos Cruzados. Mia Couto, Terra Sonâmbula.

Publicidade

SERMÕES Antonio Vieira (1) Sermão de Quarta-feira de Cinza - Ano de 1672; (2) Sermão de Quarta-feira de Cinza - Ano de 1673, aos 15 de fevereiro, dia da trasladação do mesmo Santo; (3) Sermão de Quarta-feira de Cinza - Para a Capela Real, que se não pregou por enfermidade do autor.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.