Estadão - Portal do Estado de S. Paulo

Educação

Educação » Inscrições no Fies do 1º semestre de 2016 se encerram nesta sexta

Educação

Inscrições no Fies do 1º semestre de 2016 se encerram nesta sexta

Candidatos devem acessar site do processo seletivo até as 23h59; resultado da pré-seleção será divulgado na segunda-feira, 1º

0

Redação Estadão.edu

29 Janeiro 2016 | 08h42

BRASÍLIA – Termina nesta sexta-feira, 29, o prazo para inscrições no processo seletivo do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre de 2016. As inscrições são feitas exclusivamente pela internet até as 23h59. O programa financia cursos superiores não gratuitos com avaliação positiva. Nesta edição, são ofertadas 250.279 vagas. O resultado da pré-seleção na chamada única será divulgado na segunda-feira, 1°. Saiba como obter o benefício.

Pode se inscrever no processo seletivo do Fies o estudante que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, obtido pelo menos 450 pontos na média das provas e não tenha tirado 0 na redação. O candidato precisa ter também renda familiar mensal bruta per capita de até 2,5 salários mínimos.

O candidato poderá se inscrever em um único curso e turno entre aqueles com vagas ofertadas. Durante o período de inscrição, poderá alterar sua opção de vaga, bem como fazer o cancelamento. Os estudantes serão classificados de acordo com as notas no Enem na edição em que tiver obtido a maior média.

Do total de vagas ofertadas nesta edição, 47% vão para as Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. A maior parte da vagas (63%) vai para os cursos considerados prioritários pelo Ministério da Educação – nas áreas de saúde, engenharias e formação de professores. A divisão das vagas é a seguinte: 30,4% para cursos de saúde, 18,8% para formação de professores e 13,8% para as engenharias. Os outros 37% são para cursos das demais áreas.

As inscrições serão efetuadas em uma única etapa, exclusivamente pela internet (Foto: Agência Brasil)

As inscrições são feitas exclusivamente pela internet (Foto: Agência Brasil)

Lista de espera. O processo terá chamada única e lista de espera. Os estudantes que não forem pré-selecionados na chamada única serão incluídos na lista de espera para o preenchimento das vagas eventualmente não ocupadas. O resultado da pré-seleção na chamada única e a lista de espera serão divulgados na segunda-feira. /YARA AQUINO, DA AGÊNCIA BRASIL

Mais conteúdo sobre:

Comentários