Estadão - Portal do Estado de S. Paulo

Educação

Educação » MEC pune mais 28 alunos por postar fotos da prova do Enem

Educação

Educação

ENEM

MEC pune mais 28 alunos por postar fotos da prova do Enem

Redação

04 Novembro 2012 | 16h14

* Atualizada às 18h50

SÃO PAULO – Estudantes voltaram a postar fotos das provas do Enem nas redes sociais neste domingo, 4, mesmo sabendo da proibição de utilizar celular nos locais de aplicação do exame. Segundo o Ministério da Educação (MEC), mais 28 alunos foram eliminados do processo seletivo por desrespeitarem a regra. Ontem, a pasta havia punido 37 pessoas por compartilhar imagens em sites como Twitter e em aplicativos como Instagram. Os casos foram registrados em vários Estados.

Instagram2_600.jpg

As imagens publicadas hoje mostravam, por exemplo, o cabeçalho da folha de rascunho da redação e o cartão-resposta, entregues pelos fiscais de aplicação momentos antes do início da prova.

Instagram1_600.jpg

Durante a aplicação do exame, de acordo com o item 12.3 do edital, o participante não pode, sob pena de eliminação, portar dispositivos eletrônicos como máquinas, calculadoras, agendas eletrônicas, telefones celulares, smartphones, tablets, iPods, pen-drives, mp3 players, gravadores, relógios, alarmes ou qualquer espécie de receptor ou transmissor de dados e mensagens. O candidato também não pode fazer nenhuma espécie de consulta ou comunicar-se com outros participantes durante as provas. Não é permitido portar lápis, caneta de material não transparente, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos e anotações.

O edital ainda prevê, no item 12.5, que o participante deve guardar, antes do início da prova, na embalagem porta-objetos fornecida pelo aplicador de provas, itens como telefone celular, desligado, outros equipamentos eletrônicos, também desligados, e demais objetos não permitidos.

* atualizado às 19h53

Mais conteúdo sobre: